A notícia acontece, a gente informa

Alto Araguaia dos meus amores!!


Juventude Araguaiense (1959). Foto de arquivo particular de Milton Pessoa Morbeck Filho

No nosso tempo em que vivíamos o doce pássaro da juventude, chamávamos Alto Araguaia de um pedacinho do céu. Na minha cidade vivi e alcancei a extrema felicidade de uma infância feliz, cheia de alegrias infindas. Alto Araguaia  com seus rios Araguaia e Boiadeiro, seus pomares carregados de frutas, gabirobas e cajus do campo, as melancias colhidas nas roças que serviam de bóias para a meninada descer o rio, as jabuticabas do quintal da dona Sidiquinha, as laranjas baianas do seu Pedrinho Fávero, o raspar do doce de leite no tacho, tomar banho de chuva, os biscoitinhos fritos na manteiga e a bondade da dona Aurora, a escolinha da professora Nila. Enfim, o privilegio dado e abençoado por Deus de ser criança em Alto Araguaia.

A maravilhosa juventude, as moças bonitas, as festas que o Cacildo fazia, as festas de São Sebastiao tocadas pelo Lídio Magalhaes, os bailes com o China, Pedrinho, Jacildo e seu conjunto. As saudosas serenatas com Zezito e seu acordeon, o alto falante do Bodão, as mãos santas da Maria Cachucha para lidar com crianças , os conselhos e o equilíbrio do Coronel Ondino, o coração grande do Henricão, a personalidade de Carlos Irigaray, a hospitalidade de Dona Olviria, mãe de toda a rapaziada, o Tota com suas piadas e imitações, o primoroso futebol da Pantera do Leste, onde  até o bi- campeão mundial Nilton Santos vestiu a camisa , os gols do Wilsinho, os dribles do Delvi, a fanfarra do Ginásio Padre Carletti, a santidade do Padre Nelson, a valentia do Hamilton , as rodinhas na porta da Loja Popular, e as conversas políticas no posto Izonel.

Os rapazes das cidades vizinhas corriam para Alto Araguaia nas férias. Éramos um povo hospitaleiro, ninguém brigava com quem chegava. Não tínhamos ciúmes do nosso pedaço do céu.

Ao ensejo do aniversario da nossa cidade, queremos cumprimentar a todos araguaienses, sejam aqueles que aqui nasceram, sejam os que escolheram a nossa terra para ser a sua terra do coração. Queremos transmitir o nosso voto de confiança a todos que acreditaram nesta bela cidade, e com certeza, haverão de ser vitoriosos.

Os meus parabéns a todos que aqui estão desfrutando a mais bonita aurora do Brasil e do mais bonito crepúsculo, o mais lindo pôr do sol.

A juventude já se foi como” Pomba de Arribação”, mas o entusiasmo se renova a cada novo dia.

Cada nova manhã, cada raiar do sol é uma oração de trabalho e confiança nos destinos desta formosa e leal Alto Araguaia.

Parabéns! Alto Araguaia,
26 de outubro de 2018

Pedro Rodrigues Lima


// Você deve estar logado com seu perfil no Facebook para comentar. Este espaço visa promover um bom debate sobre o assunto tratado. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser excluídos.
Participe!