A notícia acontece, a gente informa

GDR participa do VII Fórum Regional de Turismo “Região Domo de Araguainha – MT”


O Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional participou no dia 29 de setembro, no município de Tesouro, do VII Fórum Regional de Turismo “Região Domo de Araguainha – MT”.

A agenda segue a sequência de reuniões realizadas nos municípios que compõe o Fórum do Domo de Araguainha. A última havia ocorrido em Araguainha, no dia 18 de agosto.

O VII Fórum contou com a presença de representantes de 4 municípios: Tesouro, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari, e se mostrou pertinente para a troca de ideias entre os municípios no que tangem as ações para o desenvolvimento do turismo na região.

Representando o GDR, o superintendente de Formulação e Gestão, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito, apresentou informações sobre o Plano de Ação que foi iniciado em 12 municípios de Mato Grosso, agregando Araguainha e Ponte Branca.

O objetivo é mostrar a importância do trabalho de cada município e o papel de cada interlocutor para que a cadeia produtiva do turismo possibilite o desenvolvimento com base local, estruturando e potencializando a vocação turística de cada um.

Além disso, há a necessidade de se pensar e construir ações integrantes e sustentáveis, abrangendo os municípios, o Poder Público Municipal, a iniciativa privada, a comunidade, para formatar um turismo que gere emprego e renda, desenvolvimento local, de forma sustentável e inclusiva.

Reforçou-se assim o compromisso firmado pelo secretário Antônio Carlos Paz de construir uma Política de Governo planejada para que se torne uma Política de Estado.

Fechando as atividades do dia, os participantes fizeram o plantio de mudas de árvores na orla do espaço onde é realizado anualmente o Festival de Praia de Tesouro, entre os rios Garças e Paciência, como uma forma de auxiliar na preservação do meio ambiente no município.

O GDR, ao final da agenda, confirmou presença para o VIII Fórum, a ser realizado no município de Alto Taquari, no final do mês de outubro, para assim seguir dialogando com esses interlocutores para que se possa desenvolver a cadeia produtiva do turismo na Região do Domo de Araguainha.

Compuseram a Mesa Max Fabio (Presidente Regional do Fórum, interlocutor Alto Araguaia), Quéren Hapuque Silva Costa (Secretária Municipal de Turismo, interlocutora de Tesouro), Nair Gonçalves (interlocutora de Alto Garças), Nelsoney Costa Marques (Presidente da ACENA, ong ambientalista, interlocutor de Alto Araguaia), vereadores Nelson José Pereira e Juscelino Castro Silva (interlocutores de Tesouro), Padre Wender (interlocutor de Tesouro), Donizete Carmelo Silva (Engenheiro Florestal, interlocutor de Alto Araguaia), Rivelino (Diretor de Indústria e Comércio, interlocutor de Tesouro), e ainda Delvaci de Castro Leite (Primeira Dama e Secretária de Promoção Social de Tesouro).

 

Fonte: Folhamax


// Você deve estar logado com seu perfil no Facebook para comentar. Este espaço visa promover um bom debate sobre o assunto tratado. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser excluídos.
Participe!