A notícia acontece, a gente informa

Joaquim Herculano de Souza, personalidade do mês de maio de 2018


Sr. Herculano, hoje com 87 anos.

Cristiane Resende, do site André da FM

Vamos conhecer agora o amigo e querido da nossa cidade, o sr. Herculano, assim como gosta de ser chamado, o senhor de fala calma, que leva a vida de um sorriso pacífico e uma força a ser inspirada a todos nós Araguaiense. Hoje com 87 anos de vida, nasceu no Estado de Goiás no município de Jataí, no dia 15 novembro de 1930.

Com o objetivo de melhoria, saiu jovem da cidade natal no final dos anos 1950 e seguiu para capital do país. Participou de uma das obras mais arquitetônicas do Brasil, a notável Praça dos Três Poderes de Brasília. Onde houve os maiores deslocamentos de trabalhadores de todo o Brasil na aquela época, um projeto de maior modernização do país, conduzido pelo presidente Juscelino Kubitschek. “ Foi assim, que conheci o presidente, toda a semana ele estava acompanhando as construções. ” Conta entusiasmado sr. Herculano.

Ele muito tímido ao se expressar, não se recorda muito bem, esteve até o termino da construção e voltou para Goiás, se casou, mas depois de alguns anos, sua esposa não estava em boa saúde, então decidiram mudar para Alto Araguaia-MT, por conhecer amigos médicos assim, vive aqui, há mais de 40 anos.

Passou o tempo sr. Herculano decidiu trabalhar no meio rural, principalmente em fazendas, “ eu andava quilômetros e quilômetros carregando madeiras e arames, cercando toda a propriedade, assim há mais de 18 anos”.

O que aconteceu com o sr. Herculano, devido ao continuo de atividade com excessos de pesos nas costas, foi provocado problemas posturais, alterando essas regiões de curvaturas da coluna, segundo ele, não procurou o médico de imediato com início de dores, “ não alinhou minha coluna e não me cuidei antes, o médico me aconselhou que era um risco fazer uma cirurgia depois de tempos”.

Mas, em suas mãos revela os pesos que suportou para seguir o caminho da Fé e força. Hoje com a família havendo a única filha e neto, disse que está muito grato pela Vida em Deus, e também aos amigos que o acompanha.

No seu quintal, a uma extensão de plantios regados de sabedoria e dedicação, onde as plantações alimentam e diverte a sua histórica jornada. Assim é a pequena história de um grande trabalhador, Joaquim Herculano de Souza.

Estamos Gratos em conhecer o seu exemplo.

 

Bacharel em jornalismo Cristiane Resende

 

 

Fontes: portal online, http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/31


// Você deve estar logado com seu perfil no Facebook para comentar. Este espaço visa promover um bom debate sobre o assunto tratado. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser excluídos.
Participe!