A notícia acontece, a gente informa

MINEIROS | Escultura em rotatória homenageia Antônio Carlos Paniago


Na manhã desta sexta-feira (06/04), por volta das 10h, foi inaugurada uma escultura em homenagem ao saudoso Antônio Carlos Paniago, localizada na rotatória do cruzamento da Avenida Antônio Carlos Paniago com a Travessa Pecuária, em Mineiros (GO).

A escultura, que tem aproximadamente 2,5 metros de altura, foi confeccionada em gesso e fibras de vidro, pelo artista plástico Sinval Cipriano de Carvalho.

O Requerimento N° 63/2017 ao Poder Executivo Municipal para a construção da rotatória e da liberação da mesma para a instalação do monumento em homenagem ao Antônio Carlos Paniago foi realizado pela vereadora Marta Brandão (SD) a pedido dos sócios-proprietários da Rádio Eldorado.

Posteriormente em reunião entre a diretoria da Rádio Eldorado e o prefeito Agenor Rezende ficou definido que a Rádio Eldorado e os familiares do homenageado iriam custear os gastos com a escultura e a construção da rotatória.

Na ocasião o prefeito disponibilizou o engenheiro da Secretária de Obras para elaborar o projeto da rotatória e colaboradores para a mão de obra.

Antônio Carlos Paniago foi o idealizador e fundador da primeira emissora de rádio do município, denominada Rádio Eldorado de Mineiros 790 AM.

A Rádio Eldorado de Mineiros 790 AM foi inaugurada no dia 1° de Outubro de 1979. Neste ano de 2018 caminhando para os seus 39 anos, transmite o seu sinal também na
frequência 91,9 FM.

Saiba mais
Antônio Carlos Paniago nasceu no ano de 1949, era formado em direito, filho de Antônio Paniago e Helena Paniago, foi casado com Jussara Borges Resende Paniago e pai de três filhos, sendo Alessandra Borges Paniago de Resende, Andréa Borges Paniago Morais e Antônio Paniago Neto.

 

O ilustre filho de Mineiros contribuiu de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento do município, sendo vereador e prefeito de Mineiros “o mais jovem do Brasil, no período de 1974 a 1978”.

Até os dias de hoje, o único mineirense a ocupar a presidência da Associação Goiana dos Municípios (A.G.M), no ano de 1975, cargo este, que deu lhe a oportunidade de realizar um avançado curso de administração pública em Berlim, até então capital da Alemanha Ocidental.

Antônio Carlos Paniago, também foi responsável por importantes obras na cidade, dentre elas a estação rodoviária, pavimentação asfáltica da antiga Avenida Um, hoje conhecida (Avenida Antônio Carlos Paniago), ginásio de esportes que também recebe seu nome, aberturas de diversas ruas e outros melhoramentos no tocante aos serviços de saneamento básico, implantação das primeiras torres retransmissoras de sinais de televisão.

Em sua passagem pela presidência da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA), ocasião em que promoveu o asfaltamento interno de todo o pátio dos armazéns, localizados próximos ao antigo parque de exposições, obra considerada muito arrojada na época.

Como diretor presidente da Cia Armazéns e Silos Estado Goiás (CASEGO), Antônio Carlos Paniago também deixou a marca de seu trabalho em sua terra natal, pois foi ele que idealizou e conseguiu implantar a primeira unidade de silos de produtos a granel próxima ao trevo da rodovia BR-364.

Durante sua passagem pela diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Antônio Carlos deixou viabilizada a construção do prédio do escritório local daquela empresa de extensão rural, localizado na 2ª avenida.

Antônio Carlos Paniago faleceu aos 30 anos, em 14 de Outubro de 1979, às 15h27, em um trágico acidente aéreo, no município de Iturama (MG).

Ele retornava em companhia do saudoso Deputado Federal José de Assis do ‘3º Encontro do Sudoeste Brasileiro’ realizado na cidade de Três Lagoas (MS), quando foram colhidos pela fatalidade que durante forte chuva provocou a queda da aeronave em que viajavam de volta para Goiânia.

 

FONTE: ELDORADO – MINEIROS


// Você deve estar logado com seu perfil no Facebook para comentar. Este espaço visa promover um bom debate sobre o assunto tratado. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser excluídos.
Participe!