A notícia acontece, a gente informa
Rádio Aurora FM

Em greve, professores da rede estadual de ensino fazem manifestação em Alto Araguaia




Publicação/Atualização: 31 ago 2013.

“A greve continua até que o governo do estado negocie a pauta de reivindicação dos professores, no ponto em que os trabalhadores elegeram como fundamental”, afirmou Henrique Lopes Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

Professores da rede estadual de ensino realizaram um manifesto na manhã desta sexta feira (30) na Avenida Carlos Hugueney, região central de Alto Araguaia MT. A categoria está em greve desde o dia 12 de agosto e afeta 430 mil alunos, além de compor 36 mil profissionais em Mato Grosso.

Professor Maurício Furtado Borges disse ao site ANDREDAFM que o ato foi realizado na intenção de sensibilizar o governador Silval Barbosa que até o momento não atendeu nenhum dos pedidos da categoria.

Já a ex – vereadora e diretora da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck, Kátia Almeida salientou que há 3 anos e meio o plano que o plano nacional da educação está engavetado no congresso nacional. A professora afirmou que um grupo de professores farão acampamento em frente o senado, a fim de pressionar senadores e deputados a  aprovar o referido plano.

Kátia disse ainda que o plano se aprovado garantirá um investimento de 10% do PIB na educação brasileira. Em Alto Araguaia a categoria reivindica o salário de todos os profissionais da educação, melhorias na estrutura física das escolas, entre outros, pontuou.

Outro lado

O governador Silval Barbosa declarou que em seu governo, 8.600 profissionais foram efetivados na área de educação no estado. “De 2010 para cá eu repus toda a inflação que houve, mais 25,8% de ganho real na carreira dos servidores. Nunca se fez tanto na carreira dos servidores, nunca se chamou tanta gente em concurso como se chamou agora”, argumentou Silval.

 

Carlos André – Repórter 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO MANIFESTO EM ALTO ARAGUAIA – MT