A notícia acontece, a gente informa
Rádio Aurora FM

Estudantes de Mato Grosso faturam 21 prêmios no Expocom Centro Oeste




Publicação/Atualização: 2 jun 2013.

Estudantes da Unemat comemoram os prêmios recebidos no Expocom Centro Oeste

Os estudantes de Comunicação Social de Mato Grosso mostraram que estão com a bola toda, vencendo 21 categorias da XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). No total, 46 trabalhos foram premiados nesta etapa regional do Prêmio Expocom. A competição aconteceu durante o XV Intercom Centro-Oeste, que aconteceu entre os dias 30 de maio e 1º de junho em Rio Verde, Goiás.

A Universidade do Estado de Mato Grosso foi a instituição que faturou mais prêmios (12), seguida pela Universidade Federal de Goiás (10) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (6). Também houve trabalhos premiados entre os estudantes do ICEC (2), de Cuiabá, e Unirondon (1), totalizando as 21 conquistas mato-grossenses.

‘A concorrência estava forte devido à qualidade dos trabalhos. Foi muito bom ver que nossos trabalhos competiram em nível de igualdade e ver o número de prêmios crescendo. Ano passado ganhamos oito, nesse ano foram doze. Tudo por iniciativa dos próprios alunos’, conta Mirian Soares de Araújo, estudante do 4º semestre jornalismo da Unemat, que faturou o primeiro lugar na categoria Fotografia Artística.

UM FUTURO A CONQUISTAR

Entre os objetivos da Intercom está a integração da pesquisa nas cinco regiões do País. Existe, hoje, uma concentração da produção científica nas regiões Sul e Sudeste, especialmente na área da Comunicação. A região Centro Oeste conta com apenas três Programas de Pós Graduação em Comunicação em universidades federais – UnB, UFG e UFMS – e um programa particular, na PUC de Brasília. A Dra. Ana Carolina vê nisso um grande potencial para a região:

‘O Centro Oeste promete muito, tem muito a oferecer. Aqui tudo é novo, tudo está em construção, então nós temos um futuro a conquistar. Por isso a Intercom Centro Oeste busca trazer os alunos de todos os níveis para que eles apresentem suas pesquisas, aquilo que tiveram prazer em descobrir e socializem esse conhecimento e descubram o prazer de pesquisar, para quando chegarem ao mercado serem profissionais melhores’, explica.

RUMO AO NACIONAL

Os trabalhos premiados na irão concorrer com os representantes das outras cinco regiões do país na amostra nacional do Expocom, que será realizada em Manaus (AM) entre os dias 04 e 07 de setembro. A premiação é simbólica apenas, mas de grande valor para o currículo e a carreira dos estudantes.

‘Os trabalhos que vi eram de um nível bem alto, então participar no evento me deu mais vontade de procurar, de pesquisar outros ramos do audiovisual. De conhecer o audiovisual desde o mais clássico aos autores contemporâneos’, diz a estudante Ana Carulina Roelis.

Os estudantes de Comunicação da UFMT ganharam seis das 14 categorias em que concorreram

Do: hipernoticias