A notícia acontece, a gente informa

Secretaria de Saúde de Alto Araguaia inicia processo de prevenção à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya


Em ação realizada no início do ano, o índice da doença no município reduziu 88,38% em relação a 2016.

Nos próximos dias, a Secretaria irá intensificar os trabalhos com os agentes, escolas e entidades.

Com o período de chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT), deu início ao processo de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. As primeiras ações são realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), através do trabalho orientativo nas escolas, intensificando o programa “Saúde na Escola”.

Conforme explica a coordenação da saúde, é importante sensibilizar crianças, jovens e toda a população, sobre os cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito, transmissor da Dengue, Zika Vírus e a Febre Chikungunya. As atividades acontecem in loco através das visitas rotineiras dos agentes.

“Sabemos que o alerta é todo dia, o ano todo, e orientamos a comunidade no combate ao foco das doenças, limpando os terrenos, não deixar lixo e entulhos acumulados, para que a gente possa ter assim uma vigilância em saúde”, comenta o coordenador de saúde, Carlos Alberto.

Com ações da prefeitura no início de 2017, o número de casos da doença teve uma queda considerável. De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), nos primeiros meses do ano, a queda foi de 88,38% em relação a 2016. Conforme a SMS, o resultado foi positivo pela campanha reforçada pela secretaria com apoio da população.

Nos próximos dias, a Secretaria irá intensificar os trabalhos com os agentes, escolas e entidades que estarão em parceria no combate ao mosquito, como o Grupo Demolay e o Interact Clube.

 

Réulliner Rodrigues | Assecom/AIA |


// Você deve estar logado com seu perfil no Facebook para comentar. Este espaço visa promover um bom debate sobre o assunto tratado. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser excluídos.
Participe!