PERUCHI
Notícias

Agentes de endemias fazem borrifação contra a dengue em Alto Araguaia

O trabalho foi iniciado na segunda-feira (04)
O trabalho foi iniciado na segunda-feira (04)

Alto Araguaia, MTNão bastasse a campanha das caçambas que beneficiará bairros da área urbana, a prefeitura do município de Alto Araguaia (Sudeste de Mato Grosso) intensificou as ações de enfrentamento do mosquito da dengue, o Aedes Aegypt, também transmissor do Zika Vírus e da Febre Chikungunya, com um trabalho de borrifação com aplicação de inseticida. A atividade tem início às 05h e segue até por volta das 09h. Todos os bairros receberão esse trabalho de nebulização espacial.

As ações são realizadas neste horário para otimizar os serviços de aplicação do inseticida, acontecendo sempre antes do nascer do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Com os ventos mais intensos e chuva, os serviços não são realizados devido à baixa eficácia da ação.

Quatro servidores do Setor de Endemias, braço de atuação da Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, atuam no trabalho de aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto. A borrifação é feita com a utilização quatro máquinas UVBs portáteis costais, operadas pelos agentes Gutemberg Sávio Neves, Valentin Torres Araújo, Jakson Adriano Resende e Paulo Sérgio Souza Freire.

O trabalho foi iniciado na segunda-feira (04) pelo Bairro Maria das Graças de Souza Pinto, passou pelo Bairro Aeroporto e Nossa Senhora Aparecida. Ainda na manhã de quarta-feira (06), os agentes chegaram nas proximidades do terminal rodoviário, fizeram a aplicação do produto nos quadrantes do cemitério municipal e em localidades próximas. Terrenos baldios e casas fechadas tem atenção especial, visto que são locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

“Essa é uma ação emergencial de combate ao mosquito. É mais uma prevenção, visto que o período chuvoso está tornando-se mais agudo. O produto não traz riscos à saúde. Não temos um período determinado para concluir o trabalho, mas esperamos que em duas semanas possamos concluir a aplicação em toda a cidade. O poder público está fazendo sua parte, mas a população precisa contribuir limpando terrenos, quintais e combatendo os focos do mosquito. A borrifação é uma forma de bloqueio à infestação do mosquito”, disse Cilmar Perissinoto, que coordena a ação de borrifação. “O transtorno, principalmente do barulho do motor das bombas, é inevitável, mas torna-se necessário para a eliminação do Aedes Aegypti adulto, vetor transmissor da Dengue”, completou.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar