DestaquesTô Ligado

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS AÇÕES DO ROTARY CLUB DE SANTA RITA DO ARAGUAIA-GO E ALTO ARAGUAIA-MT

Algumas das principais realizações do Rotary Club de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT durante estes 34 anos de existência

Texto escrito por “Milton Pessoa Morbeck Filho”

O Rotary Club de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT, foi fundado no dia 25 de maio de 1985 e admissão no Rotary Internacional foi em 17 de junho de 1985. O clube padrinho foi o Rotary Club de Mineiros. Durante esta trajetória de 34 anos de existência, esse clube se destacou tanto no distrito 4770 como também na área 9 hoje área 1, pelos trabalhos de seus associados sempre em parceria com a Casa da Amizade, Interact e Rotaract. Conseguimos grande prestigio pelos serviços prestados em prol das comunidades carentes.

O primeiro presidente do Rotary Club de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT gestão 1985/1986 foi Armando Mrojinski e a primeira presidente da Casa da Amizade foi Irene Izabel  Mrojinski.

         O que é Rotary Club?

Rotary é uma entidade para prestação de serviços à comunidade local e mundial, sem fins lucrativos. O Rotary se expandiu rapidamente pelo mundo inteiro. Seus associados são todos voluntários.

Os 35.928 Rotarys Clubs com 1.223.911 rotarianos sendo que 286.524 são mulheres, estão presentes em 218 países e regiões geográficas incentivando altos padrões de ética e implementa projetos humanitários de combate à pobreza e à fome, melhoria das condições de saúde e da educação e de proteção ao meio ambiente.

Alem de prestar  vários serviços humanitários, a principal meta do Rotary é a erradicação da Poliomielite  no mundo. Há mais de três décadas o Rotary Internacional fabricante da vacina contra Paralisia Infantil vem trabalhando para erradicar esta terrível doença no mundo todo. O Rotary Club de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT participa das campanhas de vacinação em nossa cidade.

 No Brasil essa doença está erradicada desde 1989. O Rotary Internacional alerta aos governantes os quais distribuem as vacinas, a necessidade das crianças de até cinco anos de idade sejam vacinadas anualmente. Estamos bem próximo de eliminar a Poliomielite no mundo inteiro, realizando assim o sonho de todos rotarianos.

Algumas das principais realizações do Rotary Club de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT durante estes 34 anos de existência:

Doamos uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia.

Presenteamos APAE com um gabinete odontológico, cadeiras, colchões e geladeira.

Fizemos campanha para construção da passarela na ponte sobre o rio Araguaia.

Participações nas reuniões da Secretaria de Educação para criação da Unemat em Alto Araguaia.

Campanha em conjunto com a OAB-MT para mobiliar e informatizar o Fórum de Alto Araguaia.

Colocação de placas de sinalização nas ruas de Alto Araguaia.

Participação na campanha para recuperação da BR 364 junto às autoridades federais.

Representação junto ao Sicredi para instalação de uma agência em Alto Araguaia.

Colaboramos e somos parceiros do Sindicato Rural de Alto Araguaia nas promoções em prol do Hospital de Câncer de Barretos.

Doamos para famílias carentes de Alto Araguaia 350 filtros com velas, fato esse que mereceu elogios por parte da Secretaria de Saúde , pois ficou constatado que após o uso da água filtrada diminuiu consideravelmente o índice de doença na população carente principalmente nas crianças.

Prestamos serviço voluntario e fazemos doações ao lar dos idosos de Alto Araguaia e de Santa Rita do Araguaia, e à APAE sempre que é necessário.

         O Rotary Club implantou em parceria com APROSOJA um projeto de bebida lacto-soja com apoio dos produtores de soja de Mato Grosso, com inicio em 09/12/2014, fornecendo mensalmente  40 caixas do referido produto às entidades: lar dos idosos Tia Nega em Alto Araguaia e lar dos idosos Lucilia Carvalho de Oliveira em Santa Rita do Araguaia. Essa bebida teve ótima aceitação pelos moradores dessas duas entidades.

Através de parceria com o Ministério Publico e Poder Judiciário de Alto Araguaia o Rotary Club de Santa Rita do Araguaia e Alto Araguaia realiza leilões de madeiras irregulares apreendidas no posto fiscal local, beneficiando com o valor arrecadado, escolas, colégios, APAE, asilos, pessoas necessitadas e outras entidades beneficentes. Após projetos apresentados a uma comissão do Rotary os mesmos são analisados e se aprovados, enviados ao Ministério Publico para liberação do valor de acordo com notas fiscais apresentadas.

PROJETO LORENA GOUVÊA RODRIGUES

Através do projeto que leva o nome de nossa saudosa companheira Lorena Gouvêa Rodrigues em parceria com o Ministério Publico, Poder Judiciário de Alto Araguaia e com a participação de uma assistente social, adquirimos sob medida 12 cadeiras de rodas as quais foram doadas a pessoas especiais. Essas cadeiras possibilitaram assim a locomoção dessas pessoas trazendo a elas grande alegria.

Adquirimos também fazendo parte do mesmo projeto, 14 camas hospitalares com controles remotos, as quais podem se adequar a qualquer posição, melhorando assim a qualidade de vida daquelas pessoas e também facilitando a assistência dos seus familiares para com elas. As pessoas que se beneficiaram desses equipamentos dependem 100% dos cuidados dos pais ou de parentes.

O valor desse projeto que homenageia nossa saudosa companheira Lorena totalizou setenta mil reais.

PROJETO EM HOMENAGEM A NOSSA SAUDOSA  COMPANHEIRA ROSANGELA HUGUENEY GOMES

Em pareria com o poder Judiciário, Ministério Publico e Rotary Club, e com verba adquirida com leilão feito de madeiras irregulares apreendidas no posto fiscal Herique Peixoto, compramos os seguintes equipamentos que serão doados ao hospital Municipal de Alto Araguaia:

15 camas hospitalares com controle remoto e colchões;

15 poltronas para acompanhantes;

01 respirador mecânico para insuficiência respiratória;

Total do valor desses equipamentos: 126.000,00.

A entrega ao Hospital Municiapal de Alto Araguaia deverá acontecer no mês de julho próximo

PROJETO DE 12.000,00

Recentemente também em parceria com o Poder Judiciário e Ministério Publico atendendo ao apelo emocionante de um pai, doamos  uma cama hospitalar com controle remoto sob medida e uma cadeira de rodas especial também sob medida, a uma jovem adolescente de 17 anos de Ponte Branca – MT. Foi uma emoção muito grande ver a alegria e satisfação do Sr. Sebastião e sua esposa senhora Sonia receberem esses equipamentos. Eles disseram que não estavam agüentando mais carregar sua filha para fazer suas necessidades do dia a dia, devido ao seu peso. Essa jovem depende 100% dos cuidados dos pais.

Essa parceria Rotary com o Ministério Publico e Poder Judiciário  já beneficiou a comunidade de Alto Araguaia com três milhões e setecentos e cinqüenta mil reais.

A maior promoção do nosso clube é o Costelão, almoço que realizamos sempre no inicio do mês de maio. A renda é aplicada em beneficio das comunidades carentes de Santa Rita do Araguaia e Alto Araguaia e serve também para a manutenção e ampliação do nosso banco de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas e bengalas. Esses equipamentos são emprestados gratuitamente para quem deles necessitam, e usa-los o tempo que for necessário. Somente  de 2016 a 2019 já foram feitos 536 contratos de empréstimos desses equipamentos. 

Nós rotarianos do mundo todo trabalhamos como voluntários por um mundo melhor, para que as pessoas não morram por falta de remédios ou fiquem doentes por não contar com água potável em suas casas. Trabalhamos para que as crianças não sejam afetadas pelo vírus da Poliomielite (que é a paralisia infantil) e para que tenham um futuro melhor, com menos conflitos e melhor educação.

Comemoramos dia 17 de junho de 2019 o trigésimo quarto aniverssário do nosso clube com muita alegria, agradecendo a todos que participaram de sua fundação e com a conciência tranqüila que nestes 34 anos procuramos seguir os preceitos do principal lema do Rotary Internacional: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.

Hoje o nosso clube conta com 38 associados sendo que 5 são mulheres. Temos também 5 sócios honorários.

O atual presidente do Rotary Club de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT gestão 2018/2019 é o companheiro Joaquim Severino da Silva (Joca). O futuro presidente gestão 2019/2020 será o companheiro Dario Ferreira Martins o qual tomará posse dia 29 de junho de 2019. 

Nossas reuniões são realizadas às quartas feiras com inicio às 20hs em nossa sede na avenida Carlos Hugueney numero 391, centro de Alto Araguaia-MT.

 Convidamos todos aqueles que delas queiram participar.

Alto Araguaia, 27 de junho de 2019

Milton Pessoa Morbeck Filho

(Sócio representativo do Rotary Club de Santa Rita do

Araguaia-GO  e Alto Araguaia-MT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar