PERUCHI
Notícias

ALTO ARAGUAIA DOS ANOS 60: RIO ARAGUAIA E PRAIA BAR

Autor: Milton Pessoa Morbeck Filho
Autor: Milton Pessoa Morbeck Filho

O Rio Araguaia na década de 60 ainda não era poluído. Descíamos o rio de câmara de ar ou montado em uma bananeira desde a fazenda do Sr. Joaquim Salgueiro até o Praia Bar em Alto Araguaia. Neste local jogávamos futebol de areia, vôlei e nadávamos no rio ainda de águas límpidas. Certa vez durante uma partida de futebol de areia, o saudoso Sílvio Maia destroncou um dedo da mão, ficou torto. Foi procurar atendimento no Hospital Carmela Dutra, hoje Hospital Samaritano, para colocar o dedo no lugar. Na enfermaria apesar de muita dor, o médico puxa o dedo pra lá, pra cá e nada de voltar no lugar. O Doutor então pediu para a enfermeira buscar o martelo de borracha. Quando os dois saíram da enfermaria, Sílvio pulou a janela, saiu pelos fundos do Hospital e foi procurar um tratamento menos doloroso com a dona Maria Julia (vovó Cachucha), a qual era benzedeira, enfermeira e parteira.

O Praia, assim mesmo que falávamos, era muito frequentado principalmente nas férias. Seus proprietários, os saudosos Zezão e Alzerinda serviam refeições e um pastel de primeira qualidade. Zezão com sua tradicional indumentária: camisa, bermuda, botinão e meia é quem nos servia. Quando estávamos bebendo e pedíamos um tira gosto, ele trazia um pires com sal. Quando pedíamos um quebra gelo (pequena dose de pinga antes da cerveja) trazia um martelo com uma pedra de gelo. Às vezes alguém perguntava: Zezão tem um peixe frito pra gente comer? Não. Naquela placa está escrito Restaurante ou Peixaria? Que figura…

Foto em frente o praia bar, da esquerda para direita Aloísio e amigos
Foto em frente o praia bar, da esquerda para direita Aloísio e dois amigos

Não podia deixar de citar também o rio Boiadeiro, outrora com suas águas límpidas e cristalinas. Às suas margens assávamos carne, fazíamos piquenique e nas suas águas tomávamos banho, principalmente no local denominado de Aninha e também onde é hoje o clube da Affemat. Atualmente não podemos mais nadar nem bebermos água desses dois maravilhosos rios devido à poluição. Infelizmente se os vereadores e prefeito de Alto Araguaia e Santa Rita do Araguaia, assim como também os órgãos competentes não tomarem providências, estes dois belos rios, Araguaia e Boiadeiro, se tornarão dois grandes esgotos a céu aberto dentro das duas cidades.

Da esquerda para a direita: Nayara, Cida, Jucéli, Noêmia, Naide, Telma, em pé Daniela.
Da esquerda para a direita: Nayara, Cida, Jucéli, Noêmia, Naide, Telma, em pé Daniela.

Alto Araguaia, 05 de fevereiro  de 2017. Milton Pessoa Morbeck Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo