PERUCHI
Notícias

ALTO ARAGUAIA: Instituições Realizam I Encontro da Agricultura Familiar em Assentamento

DIVULGAÇÃO ASSESSORIA
DIVULGAÇÃO ASSESSORIA

A Associação dos Apicultores do Vale do Araguaia AAVA, do município de Alto Araguaia-MT, participou no ultimo domingo (11), no assentamento Serra Verde, do primeiro encontro realizado pelas instituições INCRA, UFMT, UNEMAT, EMPAER e Secretaria Municipal de Agricultura de Barra do Garças-MT.

O evento foi um debate entre saberes e experiências sustentáveis para a agricultura familiar, além de difundir diferentes incentivos de produção. As instituições participantes apresentaram seus projetos realizados nos assentamentos como o café sombreado, poli cultivos, apicultura e turismo rural. Estavam presentes assentados, representantes e autoridades locais.

Para o organizador do encontro José Juarez Guimarães, 62, técnico e consultor do INCRA, ressalta que a importância foi à troca de experiências de diferentes meios de cultivos da agricultura familiar. Segundo ele, o fortalecimento faz parte da ligação do pequeno produtor com os conhecimentos que são repassados diante de profissionais que orientam as produções dos assentados, juntamente com as propostas de novos projetos sustentáveis. “A união faz parte da parceria que tem que andar lado a lado com o pequeno produtor, através de projetos e pesquisas realizadas no assentamento” Afirma Juarez.

A professora de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, Campus de Nova Xavantina Ana Heloisa Maia, 33, diz que o trabalho realizado através de pesquisas e extensão voltada para a agricultura familiar, com experimentos que serve para difusão de conhecimento e tecnologia, assim capacitando os próprios assentados e alunos da universidade. Na comunidade a professora realiza projeto de plantio de maracujá do cerrado e café sombreado.

As autoridades presentes como o Secretário de Agricultura Fabiano Dall Agnol, 49, o pequeno agricultor precisa de todo apoio. “Isso aqui é uma referência na união entre as instituições presentes, a secretaria estará sempre participando de ações como essa” diz o secretário. O vereador do município Cleber Fabiano Ferreira, 41, o encontro marca essa proximidade entre o poder público, universidades e associações, com projetos gerados em parcerias que servem para fortalecer a sustentabilidade dos assentados.

A cidade de Barra do Garças, é cortada por suas diversidades naturais, e o gerente de turismo Antônio Carlos Marque, 49, trabalha com o turismo rural, que é uma parceria junto com assentados, que são realizadas passeios ecológicos em trilhas, visitas a mirantes, cachoeiras e esportes radicais como o caiaque, dando a possibilidade de uma nova renda entre os pequenos produtores. ”A essa parceria fortalece a região, uma vez que a natureza favorece o turismo rural no assentamento, dessa forma algumas famílias oferecem suas propriedades como pontos de apoio ao turismo, assim aproveitam para divulgar para os turistas a comercialização de seus produtos produzidos no assentamento”, ressalta Antônio.

O presidente da Associação dos Apicultores do Vale do Araguaia AAVA, Raimundo Nonato Ribeiro de Sousa, 26, o evento serviu para divulgar as atividades apícolas para os assentados, assim colocando projetos de implantação de cultivo da atividade na região. “A importância desse encontro de troca de saberes, traz uma valorização do produtor, é assim, que o desenvolvimento rural sustentável acontece, entre pesquisa e pesquisadores, essas iniciativas de fomentar a produção de base agroecológica, veem sendo valorizado gradativamente pelos produtores, com esses espaços de integração profissional, e entre os gestores públicos e empresa privada, isso nos mostra que o um caminha sustentável é possível.”, conclui o presidente. O assentamento Serra verde é formado por cerca de 100 famílias.

 

AAVA/Assessoria Wilmar Erasmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar