PERUCHI
DestaquesNotíciasTô Ligado

Alto Araguaia registra os dois primeiros casos confirmados de coronavírus

Diagnosticados tiveram contato com paciente positivo para Covid-19, antes deste sentir sintomas e confirmar a doença.

Réulliner Rodrigues | Assecom AIA | 16/5/2020

Alto Araguaia, no sudeste de Mato Grosso (415 km de Cuiabá), tem primeiros casos positivos para o novo coronavírus (Covid-19). A confirmação, até então tratados como suspeitos e investigação, veio após resultados de exames do laboratório da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), obtidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na noite desta sexta-feira (15).

De acordo com o órgão municipal, trata-se de casos que tiveram contato com paciente positivo para Covid-19, antes deste sentir os sintomas e testar positivo para a doença. Os casos positivos em Alto Araguaia estão estáveis, em isolamento domiciliar e monitoramento diário pela equipe de Saúde, e ainda não entraram na estatística da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

“O resultado dos exames veio a conhecimento da Secretaria de Saúde às 22h30, após o fechamento do Boletim Coronavírus diário, por este motivo não constam no boletim do dia 15 de maio, tanto do município quanto do Estado”, explica a gestora da pasta, Manoela Nunes de Souza.

Os mesmos foram notificados no dia 11 de maio, período em que a Vigilância em Saúde finalizava a investigação de possíveis moradores do município mato-grossense que tiveram contato com o diagnosticado positivo.

“Estamos seguindo todo o protocolo e fluxograma estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Infelizmente os casos surgiram em nosso município. Isso reforça a necessidade de a população colaborar e evitar aglomerações, seja reunião em família, com amigos ou vizinhos. É momento de união para combater o vírus, porém cada um em sua casa”, orienta a secretária, Manoela Nunes de Souza. A gestora reforça ainda para manter os cuidados com higienização constante das mãos, evitar tocar olhos e boca, utilizar máscara de proteção e manter distanciamento físico de até 2 metros.

BOLETIM ATUALIZADO – A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia publicou ainda o boletim atualizado na manhã deste sábado (16). Do cenário de casos para exame laboratorial, outros quatro tiveram resultados negativos para Covid-19, de acordo com resultado liberado na noite de ontem (15). O quadro geral mostra 20 casos notificados, sendo que 07 foram liberados do isolamento por não apresentar mais sintomas, 08 com resultados negativos e 03 continuam em isolamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo