PERUCHI
DestaquesNotíciasVariedades

ALTO ARAGUAIA: Unemat produz protetores faciais para o enfrentamento a Covid-19

Foto por: Divulgação

por Hemilia Maia

Em Alto Araguaia, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vem produzindo protetores faciais, conhecidos como FaceShield para a utilização no enfrentamento a Covid-19 a custo zero para órgãos e entidades de saúde. 

Os primeiros 200 protetores confeccionados no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (Lese) do curso de Ciência da Computação, localizado no Centro de Pesquisas da Unemat de Alto Araguaia (Cepaia) foram distribuídos para o Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney e para Postos de Saúde da Família do município. De acordo com o coordenador do projeto de extensão “Fabricação de máscaras do tipo FaceShield para auxiliar na proteção contra a Covid-19” professor Fernando Yoiti Obana, doutor em Engenharia Elétrica, a matéria prima foi custeada com recursos próprios dos vereadores de Alto Araguaia.

Obana considera que diante da pandemia provocada pelo novo coranavírus a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) torna o ambiente dos profissionais de saúde ainda mais insalubre e que as cidades do interior sofram ainda mais com a escassez de EPIs devida a distância dos grandes centros de fornecimento deste tipo de material. 

“A fabricação local desses protetores além de diminuir custos atende de forma mais rápida a necessidade deste equipamento nos hospitais, postos de saúde e outros setores e instituições que atuam na linha de frente de combate a Covid-19. Nosso laboratório tem capacidade para produzir mais protetores. A mão de obra e o knowhow são por nossa conta, só precisamos de recursos financeiros para a aquisição da matéria-prima para a confecção”, explicou Obana. 

Neste momento o professor e sua equipe aguardam recursos para a confecção de mais 450 protetores faciais. A nova leva faz parte da parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região que também forneceu equipamentos e agora matéria-prima. Os novos equipamentos de proteção individual (EPIs) serão distribuídos gratuitamente aos municípios mato-grossenses de Alto Taquari, Itiquira, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Pedra Preta, Rondonópolis e em Santa Rita do Araguaia no estado de Goiás. 

Também são membros do projeto e do Lese os professores Max Robert Marinho, Lucas Kriesel Sperotto e Sérgio Santos Silva Filho. A equipe ainda conta com a colaboração de oito acadêmicos: Edinaldo Cardoso Junior, Leiane de Jesus, Leonardo Nascimento, Julio Cesar de Araujo, Sara Silva, Feliphe Souza, Thalita Rocha, Felipe Saruwatari e Jean Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo