PERUCHI
Notícias

Alunos da rede pública de ensino de Alto Araguaia recebem ações do Programa Saúde na Escola

Temas trabalhados envolvem saúde bucal, visão, obesidade infantil, promoção de práticas esportivas, culturais e prevenções.

Fotos: Atividades serão realizadas em todas as unidades da rede municipal de saúde.
Fotos: Atividades serão realizadas em todas as unidades da rede municipal de saúde.

Alunos da rede pública municipal de ensino de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), recebem diversas ações de saúde e prevenção através do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. O programa visa contribuir com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, no desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A adesão nas ações foi realizada por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

Em Alto Araguaia, as atividades são periódicas e envolvem todas as unidades da rede municipal de ensino da zona urbana e rural. As ações do PSE incluem doze temas, que vão desde a prevenção da obesidade infantil, promoção de atividades físicas, prevenção no uso de álcool e drogas, promoção da cultura, prevenção de violências e acidentes, saúde bucal, saúde ocular (visão), saúde auditiva, sinais de agravos de outras doenças e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Também é verificado se o calendário de vacinação está sendo cumprido de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Durante as ações, os alunos recebem orientações da equipe profissional da Saúde e Educação. Os primeiros pontos abordados, foi o de Saúde Bucal. Na oportunidade, os estudantes receberam kits contendo escova de dente e creme dental, fizeram a escovação e receberam avaliação do dentista e dicas sobre o uso correto de fio dental, a importância em higienização da língua, entre as dúvidas das crianças.

Em uma nova frente de trabalho, nutricionistas, fisioterapeutas e oftalmologistas também estarão percorrendo as unidades de ensino do município. Os assuntos variam de a postura adequada durante as aulas e em outros ambientes, orientações a respeito do peso máximo que deve ser carregado nas mochilas, alimentação saudável, a importância de atividades físicas para prevenção da obesidade infantil, até a avaliação de possíveis sinais de alteração na visão.

Na área da saúde, ao realizar a avaliação, as crianças são diagnosticadas e os pais são informados sobre a saúde do filho, caso possua alteração, para que possam dar continuidade no tratamento. “O nosso objetivo é levar a saúde para os nossos alunos, e preparar os professores para um olhar mais atento no contato diário na escola”, comenta a secretária de Educação, Katia Almeida.

“A administração tem a marca de trabalhar em parcerias, e nós da Educação estaremos lado a lado com a Saúde para alcançar todas as metas estabelecidas pelo Governo Federal”, ressalta Katia Almeida. A secretária fala ainda que, ao final do programa, será prestado contas a comunidade do número de alunos atendidos e dos recursos investidos.

ASSECOM/AIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar