PERUCHI
Notícias

Alunos de escolas municipais de Alto Araguaia conquistam 81 medalhas na OBA

Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) aconteceu no dia 15 em território nacional 

Alto Araguaia, MT – Duas escolas da zona urbana e uma da rural do município de Alto Araguaia (Sudeste de Mato Grosso) foram destaques na disputa da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada no dia 15 de novembro em todo território nacional. O resultado saiu na última semana e foi muito comemorado pela prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Educação.

Com a participação das escolas municipais Maria Júlia de Almeida e José Inácio Fraga (zona urbana) e Aníbal Pereira Júnior (zona rural) o município de Alto Araguaia conquistou 51 medalhas de ouro, 15 de prata e 15 de bronze.

Uma cerimônia para entrega da premiação (medalhas e certificados) será agendada visando reunir os alunos, professores e familiares. A OBA é executada anualmente por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e MCTI.

A Olimpíada possui uma única fase e consiste na realização de uma prova. Participaram 838.156 alunos de 9.552 escolas de todo Brasil. O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, que devem preferencialmente participar voluntariamente. Para participar da XVIII OBA basta preencher a mesma ficha de cadastro que está disponível no link cadastro de Escolas. Ao se cadastrar a unidade de ensino passa a receber informações sobre OBA.

A classificação se dá por meio de uma prova aplicada na própria escola. A Escola Municipal Maria Júlia de Almeida envolveu alunos de 06 a 11 anos de idade e conquistou 51 medalhas de ouro, 11 de prata e seis de bronze. Já a Escola Municipal Aníbal Pereira Júnior, no Distrito do Gato Preto, zona rural de Alto Araguaia, figurou com três medalhas de prata e cinco de bronze. Por fim, a Escola Municipal José Inácio Fraga ficou com uma de prata e quatro de bronze.

“Parabéns a todas as escolas, vencedores pela participação. Parabéns escolas vencedoras com medalhas. Em 2016 tem mais participação de Alto Araguaia na OBA. Agora prepararemos uma cerimônia para marcar esse momento ímpar para a educação de Alto Araguaia. Parabéns alunos, professores e pais”, disse a secretário de educação Abilene Antônia Bastos de Queiróz.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar