Atenção Básica de Alto Araguaia promove ações e realiza exames voltado à saúde do homem

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Atividades acontecem nas unidades e postos de saúde para prevenção e diagnóstico.

 

A saúde da população masculina é tema de ações promovida pela coordenação da Atenção Básica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT). A iniciativa visa alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce, em especial do câncer de próstata, oferecendo ainda a realização de exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

As atividades acontecem diariamente nas Unidades e Postos de Saúde do município, às 8h30. Nesta terça-feira (23), será na UBS Vanessa Welter (Nossa Senhora Aparecida), na quarta-feira (24) na unidade Ondino Lima (Aeroporto), enquanto que na quinta-feira (25), na UBS Celso Siqueira (Centro). Já no dia 26 de novembro, acontece na unidade Manoel Marques (Cohab); no dia 29, no posto de saúde Francisca Flávio (Maria das Graças), finalizando no posto do Bairro Jardim Novo Araguaia, no dia 30.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre as doenças mais prevalentes na população masculina no Brasil, o câncer de próstata está em segundo lugar, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“Muitos homens deixam para buscar o atendimento de saúde após adoecerem, sendo que devem manter os exames em dia e o atendimento preventivo. Estas ações da Secretaria são para reforçar a importância de cuidar melhor da saúde”, diz o secretário da pasta, Cleomar Vilela.

Ao abordar o diagnóstico, o enfermeiro Kauê Alessandro destaca que a falta de procura pelos cuidados e exames preventivos, influencia para que a doença esteja entre as causas de óbitos entre os homens. “A informação é nossa grande aliada. Os homens precisam fazer exames de rotinas, até porquê o câncer de próstata quando detectado no início, tem grandes chances de cura”, pontua.

 

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: