PERUCHI
Destaques

Bibliotecária da Unemat, campus de Alto Araguaia ganha prêmio Rubens Borba de Moraes

Foto por: João J. Alencar
Foto por: João J. Alencar

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) comemora a data do Dia do Bibliotecário, 12 de março, com a conquista da bibliotecária Fabiana S. de Andrade. Lotada no campus de Alta Araguaia, a bibliotecária ganhou a Medalha Rubens Borba de Moraes Honra ao Mérito Bibliotecário 2015, oferecida anualmente pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região (CRB-1). A comenda homenageia os profissionais da área com projetos que impactam positivamente sobre a sociedade. Fabiana Andrade foi a primeira bibliotecária da Instituição a ser indicada. Ela receberá o prêmio no município de Rondonópolis, no dia 20 de março.  Rubens Borba de Moraes, que dá nome a comenda, foi bibliotecário, bibliógrafo e pesquisador brasileiro.

Fabiana Andrade, portadora do registro CRB-1-2119, disputou a vaga do Estado de Mato Grosso com mais duas candidatas, a coordenadora da Biblioteca da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis, Claides Teresinha Erhart, e a primeira bibliotecária de Mato Grosso, que se encontra aposentada, Dinalva Gomes Paiva. O CRB-1 compreende os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Dos 2.441 votos atribuídos aos 12 candidatos, divididos pelos quatro estados, 1.056 foram conferidos a Fabiana Andrade, que foi quem recebeu a maior votação da 1ª Região. O resultado da votação dos bibliotecários da 1ª Região pode ser visto no endereço eletrônico:http://www.crb1.org.br/index.php/398-crb-1-disponibiliza-os-resultados-da-votacao-da-edicao-2015-da-medalha-rubens-borba-de-moraes .

Fabiana Andrade é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas a Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e em Cultura e Literatura pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e mestra em Engenharia, área de concentração: Sistemas da Qualidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dia do Bibliotecário – A data é comemorada em 12 de março em todo o território brasileiro em homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do país, que nasceu em 12 de março.

 

por Hemilia Maia

Fonte: Unemat

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar