PERUCHI
Notícias

Campanha contra dengue desperta consciência e premia moradores em Alto Araguaia

Alto Araguaia, MT – A Campanha Cidade Sem Dengue quem Ganha é Você chegou ao fim. Na sexta-feira (3) foram conhecidos os últimos cinco moradores do município de Alto Araguaia (418 km de Cuiabá) contemplados com aparelhos de TV. Eles receberam a premiação por se dedicarem no combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e a febre chikungunya. A iniciativa da prefeitura, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, contou com investimentos de R$ 19.350,00 na compra dos aparelhos.

O resultado final, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da Atenção Básica em Saúde e Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental, foi positivo. O que seu viu foi uma mudança de comportamento primando por cuidados básicos no combate ao mosquito.

FOTO: Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
FOTO: Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa

A campanha teve início em março passado com o sorteio dos primeiros cinco aparelhos de TV, sendo um em cada unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) na área urbana. Pelo regulamento, a definição para se chegar à residência a passar pela vistoria dos profissionais era muito simples. O primeiro passo era o sorteio do nome do agente de saúde, visto que o mesmo possui uma lista com as famílias cadastradas na micro-área de atuação.

Com o nome do agente em mãos era feito um segundo sorteio que definiu o morador a participar da campanha cujo imóvel recebeu visita surpresa dos agentes para uma vistoria. Caso nenhum criadouro fosse encontrado o morador recebia a premiação. Sendo detectado foco, os agentes agiam para eliminá-lo, o morador recebia orientações de prevenção e automaticamente não recebia o prêmio. Caso o imóvel estivesse fechado ou houvesse recusa por parte do proprietário no ato da vistoria era feito novo sorteio.

O lançamento da campanha trouxe certa preocupação. Em uma das unidades do PSF foram necessárias 38 visitas e mesmo assim não se encontrou nenhuma residência em que o morador estivesse apto a receber a TV. Em todos os casos foram encontrados focos ou potenciais ambientes para procriação do mosquito.

Cenário mudando

No segundo e terceiro sorteios a situação foi bem diferente. No entendimento dos profissionais envolvidos na campanha, os moradores passaram a intensificar as ações de controle e combate do mosquito em casa. O motivo: a possibilidade de ganhar um aparelho de TV, bem como o natural processo de conscientização reforçado pelas equipes de agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de controle de endemias (ACE) e meios de comunicação.

E no último sorteio foi assim. Com exceção de uma única residência em que os moradores estavam ausentes, nas demais as vistorias ocorreram dentro da normalidade e os prêmios foram entregues. Na unidade Vanessa Welter, Sara Gonçalves Propócio foi ganhadora, enquanto que Giseli Nascimento foi a contemplada pelo PSF Ondino Rodrigues de Lima. Jhon Alves Ferguson faturou a TV pelo PSF Manoel Marques de Souza e Mara Lúcia Borges, mora na Rua Rio Branco, e ficou com a TV sorteada no PSF Celso Siqueira França. Por fim, Cibelle Morais Silva, moradora na Rua Marechal Floriano Peixoto, faturou a TV do PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba.

Sem esmorecer

A Campanha Cidade Sem Dengue quem Ganha é Você terminou. Mas o recado é deixar comodismo de lado. A prevenção é o melhor remédio. A melhor forma de se evitar a dengue e as outras doenças é eliminar ambientes que acumulem água.

“Independentemente da premiação o que está em jogo é a saúde da família e da comunidade como um todo. Então é necessário que todos os moradores que Alto Araguaia tomem os devidos cuidados. Sempre fazer uma vistoria no quintal, nos vasos de plantas e também no reservatório que fica atrás da geladeira. Contamos com a participação e envolvimento de todos, porque o combate ao Aedes aegypti é uma missão que temos que realizar rotineiramente”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental em Alto Araguaia, Jakson Adriano Rodrigues de Rezende.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpage: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar