PERUCHI
Notícias

Campanha do Outubro Rosa leva orientação e conscientização em Alto Araguaia

ó no Brasil, 57 mil novos casos são registrados todos os anos. O melhor remédio é a prevenção.
ó no Brasil, 57 mil novos casos são registrados todos os anos. O melhor remédio é a prevenção.

Alto Araguaia, MT – A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, segue sendo realizada no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A ação, dirigida à sociedade, em especial às mulheres, é desenvolvida pela prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Saúde, com envolvimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença e conscientizar as mulheres sobre as formas de prevenção.

Para reforçar a campanha, foi montada uma tenda na Praça Coronel Ondino Rodrigues de Lima (Praça da Matriz). Até a próxima sexta-feira (21), das 08h às 11h e das 13h30min às 17h, profissionais da saúde das cinco unidades de PSF e do NASF farão um trabalho de panfletagem, abordarão mulheres e farão orientações sobre a necessidade de cuidados básicos para diagnosticar a doença.

“É uma força-tarefa que tem por objetivo passar as informações sobre a importância do autoexame. Além disso, é um momento para as mulheres tirarem dúvidas e também procurar a sua unidade de PSF caso haja necessidade”, explicou a psicóloga do NASF, Luana Silva Rezende.

Os números da doença no País são preocupantes. A cada vinte e quatro segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama. Só no Brasil, 57 mil novos casos são registrados todos os anos. A principal orientação das profissionais é realizar o autoexame. É através do procedimento é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo), endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e pequenos nódulos localizados nas axilas ou pescoço.

“Esse trabalho de conscientização é desenvolvido o ano todo nos PSF’s, mas no mês em que ocorre a Campanha Outubro Rosa damos uma ênfase maior sobre a importância do autoexame. O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres. Então é importante estar consciente e esclarecido sobre a importância do autoexame e saber onde procurar ajuda. Então pedimos às mulheres que procurem a nossa tenda para tirar as dúvidas”, completou a psicóloga.

A Campanha Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar