Peruchi Eletro de Alto Araguaia
Notícias

Campanha em Alto Araguaia alerta sobre proibição de queimadas urbanas

Queimada urbana é crime em qualquer época do ano e pode gerar multa.
Queimada urbana é crime em qualquer época do ano e pode gerar multa.

Alto Araguaia, MT – Andar pela cidade e avistar cortinas de fumaça tem se tornando uma constante nos últimos dias no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Mas o que poucas pessoas se dão conta é que as queimadas urbanas, por menores que sejam, são crimes ambientais passíveis de multas, processos conforme Lei Federal 9.605/98 e dependendo da gravidade até prisão.

A prática mais comum das queimadas urbanas ocorre quando moradores aproveitam o período de estiagem para limpar terrenos, eliminar o lixo acumulado no fundo de casa e nas calçadas utilizando de maneira equivocada e inconsequente o fogo como mecanismo para eliminar a sujeira.

Em Alto Araguaia não há dados sobre o número de focos de incêndios proveniente de queimadas urbanas, mas os moradores devem conscientizar-se que a prática é proibida e criminosa. Para sensibilizar a população, a prefeitura de Alto Araguaia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, deflagrou uma campanha junto aos órgãos de comunicação procurando conscientizar os moradores sobre os riscos à saúde, ao meio ambiente e as sanções previstas a quem insistir na prática de queimar.

A estiagem e a falta de conscientização da população são o combustível para o registro de ocorrências em Alto Araguaia. Há duas semanas o fogo atingiu a vegetação em uma propriedade ao lado do Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa. Homens e máquinas da prefeitura foram deslocados para o local para conter o fogo.

“Queimada urbana é crime em qualquer época do ano e pode gerar multa. Estamos nesse trabalho de conscientização e fiscalização. Pedimos à população que não adote esse tipo de prática porque os responsáveis vão responder criminalmente”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo.

SAÚDE EM RISCO

A queima urbana traz diversos danos à saúde. Os malefícios que a fumaça das queimadas proporciona à saúde humana são inúmeros, e vão de problemas nas vias respiratórias à mucosa ocular. O material que fica em suspensão no ar afeta principalmente crianças e idosos. O meio ambiente também sofre as consequências. Os problemas mais graves são a degradação do solo, a morte de animais e da vegetação.

EVITAR É O CAMINHO

A secretaria de Meio Ambiente, além de conscientizar os moradores sobre os riscos e às penalidades para quem for flagrado cometendo a queimada, também recomenda ações simples e eficazes a fim de se evitar focos de incêndios na área urbana.

O melhor a se fazer é recolher o lixo, ensacá-lo e deixar para serem recolhidos pelo caminhão coletor de lixo. A prefeitura vem dando um bom exemplo em relação a esta questão através de um mutirão que já passou pelos bairros Aeroporto e Nossa Senhora Aparecida e atualmente está no Bairro Gabiroba. Através de um mutirão de limpeza, está disponibilizando aos moradores caçambas para o depósito de entulho e material que possa acumular água. Os moradores mais conscientes não perderam a oportunidade e estão fazendo a sua parte. A ação ainda beneficiará o Bairro da Cohab.

“As queimadas urbanas são evitáveis. A população deve contribuir praticando ações preventivas visando o nosso bem e do meio ambiente. Qualquer pessoa que detectar foco de incêndio pode ligar e denunciar por meio do fone (66) 3481-2639 ou 190. Com certeza vamos tomar medidas para detectar o responsável que será multado”, adverte o secretário.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar