Capivaras são encontradas mortas em avenida de Cuiabá e suspeita é que tenham sido atropeladas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Capivaras são encontradas mortas e suspeita é que tenham sido atropeladas em Cuiabá — Foto: Reprodução/TVCA

Duas capivaras foram encontradas mortas no Bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. A suspeita é que elas tenham sido atropeladas.

Os animais estavam com ferimentos, próximo ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas já tinham ido a óbito. A Prefeitura de Cuiabá não soube informar o que aconteceu com as capivaras.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável do município, foi iniciado um diálogo com professores dos cursos de biologia e medicina veterinária da UFMT para avaliar qual a melhor decisão a ser tomada com relação as capivaras que residem nos parques públicos de Cuiabá, em especial no Parque Tia Nair.

Uma das ações que foi avaliada é a possível castração dos machos da espécie, com objetivo de controlar a população nesses ambientes.

Outra possibilidade seria a limitação do território de pastagem, afastando a população de capivaras das vias públicas.

O município informou também que deve iniciar mapeamento do grupo de animais do local para então apresentar os dados para as instituições e assim definir em conjunto, após avaliação técnica a melhor forma de agir.

Na região, há a sinalização sobre a presença de animais silvestres na região para que motoristas redobrem a atenção e evitem acidentes.

A secretaria lembra que as capivaras não são consideradas animais agressivos e que não há relatos de ataques contra humanos, sendo possível a convivência pacífica nos parques.

G1 MT

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: