PERUCHI
Notícias

Com programação especial, IPR comemora três anos da inauguração do novo templo

A comemoração acontece ao longo de três dias, com a participação do pastor Rodrigo Forte, que vem do Paraná. 

Ademilson Lopes 

Há três anos! Era uma quarta-feira, 21 de setembro de 2011. O relógio marcava 20h e o sonho se realizava. Em Alto Araguaia, quem passava pelo cruzamento da Rua Dr. José Morbeck com a Rua Antonio Aires Fávero, perto do Supermercado Real, poderia até estranhar a “marcha” que mais de 200 pessoas faziam. Ali era inaugurado o novo templo da Igreja Presbiteriana Renovada de Alto Araguaia (IPR). O momento inusitado correspondia à cerimônia de mudança: os membros saíam do antigo prédio – onde hoje funciona o Senai –, passando pelas duas ruas, e entravam no recém construído templo da congregação. Isso tudo com louvor e orações. Aquele era o primeiro culto no novo espaço físico, após dois anos de planejamento e obras.

Agora em 2014, para comemorar esse aniversário, a IPR realizará quatro cultos de louvor e pregação. O pastor Rodrigo Forte veio do Paraná e será o responsável pelas ministrações.

A abertura da programação especial será feita nesse sábado (20), às 20h. No domingo, haverá culto em dois horários: a partir das 9h e às 19h. E por fim, o encerramento acontece na segunda-feira, com celebração às 20h.

De acordo com Célio Rodrigues, 45 anos, pastor há 14 anos da IPR em Alto Araguaia e atual líder local da denominação, a meta da Igreja é usar a comemoração principalmente para falar de Deus. O evento serve, segundo ele, para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e abençoar as pessoas.

“O grande propósito da Igreja é trazer a mensagem do Senhor Jesus para edificação daqueles que já foram alcançados e para alcançar aqueles que ainda não se converteram. E nós estamos usando esse momento [aniversário de inauguração], primeiro para agradecer a Deus por ele ter cuidado de nós, abençoando muita gente e usamos isso também como ferramenta para nos reunirmos pregando a Palavra. O principal objetivo é louvar a Deus e trazer a Sua Palavra, crendo que Ele vai falar com as pessoas e vai abençoá-las tremendamente”, contou Rodrigues.

Quanto ao pregador paranaense, o pastor Célio o classificou de avivalista, isto é, um homem pentecostal que defende o batismo com o Espírito Santo, além de curas e milagres ao longo dos cultos de que participa. “A direção é de Deus e o pastor Rodrigo é um pregador avivalista muito usado por Deus para edificação de quem o ouve pregar. Ele é bem aquele pregador que Deus usa e o Espirito Santo se move na igreja”, comentou o pastor líder da IPR.

Do templo antigo para o novo prédio.Antigo Templo

São 24 anos consecutivos de Igreja Presbiteriana Renovada em Alto Araguaia. Porém, na maior parte desse tempo os cultos ocorreram no antigo prédio, onde atualmente o Senai está instalado. Apenas recentemente, há três anos, o atual templo da IPR foi inaugurado.

O membro da Igreja, Cláudio Viana Lima, 41 anos, vivenciou esse período de transição. De acordo com ele, a ideia de construir um novo espaço físico surgiu porque o templo antigo já não comportava mais os 150 fiéis do período. Aos domingos, era preciso celebrar dois cultos – um às 17h e outro às 19h -, para que todos pudessem participar.

Como na época não havia nenhuma construção no terreno do atual templo, boa parte dos membros da IPR quis comprá-lo. No entanto, outros integrantes da Igreja não concordavam com a ideia ambiciosa e o dono do imóvel inicialmente não queria vendê-lo.

Após meses de oração e alguma vigílias realizadas no próprio terreno, a IPR decidiu que realmente precisava de um novo prédio e o proprietário da área aceitou o negócio.

“Deus levantou na nossa mente um desejo de fazer um templo e começamos a olhar o terreno aqui, que ainda não era da Igreja. Foi feito um trabalho até engraçado, porque se ajuntaram uns irmãos e oraram em cima do terreno, simulando que estavam batendo já as estacas com os martelos, em um propósito espiritual. Com isso, Deus atendeu ao pedido, pois é o desejo do coração Dele que o ministério cresça”, falou o membro da denominação, João Valentin da Silva, 48 anos.

Mesmo assim, após a compra, ainda passaram dois anos até que a construção ficasse pronta para a inauguração.

Conforme Rodrigues, praticamente todos os recursos necessários na obra foram adquiridos através da doação dos fiéis, sob a direção de Deus, tanto dos recursos como até mesmo de mão-de-obra. “Na verdade, Deus nos deu a visão e nós a passamos para a Igreja, que nos apoiou e que nos ajudou. Nós não recebemos nenhum apoio financeiro que veio de outra cidade. Quem apoiou a construção, quase que na totalidade, foram os nossos membros, com a benção de Deus. No final, conseguimos fazer o templo, sem nenhuma dívida”, ressaltou.

IPR: Igreja em expansão

A IPR conta hoje com cerca de 350 fiéis e o novo templo possui uma área de 1.500 m², que é três vezes maior que o prédio antigo. Entretanto, para alguns integrantes da congregação, o espaço atual já começa a ficar pequeno.

“Na minha visão, do que eu já tenho me relacionado com Deus e que Ele tem me mostrado, essa Igreja vai ficar menor do que a nossa primeira casa, porque nós vamos ter que arrumar terreno para estacionamento. Eu sinto que até o final de 2015, vamos precisar fazer uma nova mudança, pois provavelmente o templo não irá comportar as pessoas que irão procurar a misericórdia do Senhor”, apontou Valentin Silva.

Para Viana, o crescimento da IPR é resultado do mover de Deus, somado ao bom trabalho prestado pela liderança. “De forma natural, o trabalho desempenhado pelo pastor Célio foi espetacular. Ele é carismático, dedicado e gasta tempo com as pessoas: ouve, aconselha em todo o tempo, além de ser um homem de oração. Mas eu não atribuo só a isso, porque essa obra não é natural. Eu entendo que é um propósito de Deus, um mover de Deus verdadeiro para alcançar muita pessoas, que tem a oportunidade verdadeira de ouvir a Palavra e tem a chance, como tem acontecido sempre, de entregar sua vida à Cristo”, enalteceu.

Importância da IPR para Alto Araguaia

Além da responsabilidade espiritual com os fiéis, a IPR tem um importante papel social em Alto Araguaia. O trabalho realizado pela entidade serve para retirar pessoas do mundo das drogas, reatar casamentos na iminência da destruição, resgatar famílias degeneradas, recuperar pessoas em estado de depressão, entre muitas outras ações desenvolvidas, conforme o pastor Célio.

“A principal mensagem da Igreja é a mensagem da Cruz, do Senhor Jesus que morreu, ressuscitou e tem um convite para todas as pessoas: ‘vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’. O maior propósito da igreja é salvação. Agora, quando a pessoa é salva automaticamente ela vai sair das drogas, da prostituição, vai deixar o vício, a família dela será restaurada. Então, aonde chega a salvação, também há transformação”, pontuou o líder da IPR.

Para outro membro da Igreja, o jovem Marlon Alves Cláudio, de 27 anos, a união que existe dentro da congregação é um diferencial para a vida de qualquer indivíduo. “O amor para com os outros é impressionante e há união. Somos uma família, como um só corpo, para ajudar uns aos outros”, reforçou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar