Contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e do Adolescente de Alto Araguaia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Destinação não gera prejuízo ou acréscimo no valor da declaração. A doação pode ser realizada dentro do período de entrega, correspondido em 31 de maio

 

A campanha “Leão Amigo”, promovida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), orienta e estimula empresários e a população a ajudarem instituições a partir do Imposto de Renda (IR). Ao optar por fazer a doação, o munícipe direciona parte do IR que iria para o Governo Federal diretamente para o Fundo da Criança e do Adolescente do município. A destinação não gera prejuízo ou acréscimo no valor da declaração.

Conforme explica a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado, a oportunidade é um direito do cidadão e está prevista em lei. “É importante as pessoas terem conhecimento da possibilidade de parte do Imposto de Renda ficarem em Alto Araguaia. Com os valores revertidos, os contribuintes colaboram para que projetos sejam mantidos, melhorados e criar novos que atendam quem mais precisa”, explica.

A doação pode ser realizada no ato de envio da declaração do IR dentro do período de entrega, correspondido em 31 de maio. Pessoas físicas têm a opção de destinar até 6% durante o ano e 3% direto na declaração (de março a maio). No caso de pessoa jurídica a doação é de 1%. O valor é transferido direto da Receita Federal para o Fundo escolhido.

INCENTIVO – A primeira dama do município esteve em encontros com a Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia (ACEAIA), apresentando a campanha para que incentive os associados. A ação também se estendeu a contadores, por meio de reunião virtual.

“O contribuinte que fizer a destinação não vai pagar nada a mais. Pedimos a colaboração de todos. Estarão ajudando o próprio município”, finaliza Priscila Dourado.

PASSO A PASSO – Após concluir o preenchimento de sua declaração e antes de transmiti-la à Receita Federal, vá até a seção “ficha de declaração” e selecione a pasta doações diretamente na declaração. Em seguida, pressione o botão novo, selecione o Fundo Municipal e preencha o valor desejado.

O programa emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) que deverá ser pago até o dia final de entrega da declaração.

 

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: