COVID-19: Alto Araguaia vacina gestantes, puérperas, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Agendamento é realizado por telefone nas unidades de saúde. Pessoas do grupo prioritário devem apresentar documento que comprove comorbidade

Agendamento é realizado por telefone nas unidades de saúde. Pessoas do grupo prioritário devem apresentar documento que comprove comorbidade

 

Alto Araguaia dá sequência na estratégia de vacinação contra a covid-19 aos grupos prioritários. Na atual fase, são imunizadas pessoas com Síndrome de Down, gestantes, puérperas, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) e pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.

A campanha segue a orientação do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. “Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde, logo tivemos que diminuir a faixa etária, a qual tínhamos iniciado o agendamento, para 55 a 59 anos. As pessoas devem apresentar comprovante e, em caso de dúvida, entrar em contato com a unidade do seu bairro”, explica a secretária de Saúde, Manoela Nunes.

O agendamento para este grupo acontece por telefone nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, enquanto que a vacinação é realizada de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h. Além de documento oficial com foto, cartão SUS e carteira de vacinação, o paciente deve apresentar o comprovante que convivem com doenças e comorbidades.

COMO COMPROVAR? – Para receber a primeira dose, as pessoas do grupo prioritário de comorbidades devem reunir documentos como, exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica.

No caso de GESTANTES, serão vacinados em qualquer idade gestacional, com 18 anos ou mais. É necessário apresentar carteirinha de pré-natal (SUS ou particular) ou resultado positivo de laboratório para exame de gravidez com o nome do paciente. Outra opção para as gestantes da rede particular é apresentar a declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para fins de vacinação.

As PUÉRPERAS, mães com bebês nascidos em até 45 dias, devem apresentar a certidão de nascimento do bebê ou a Carteira da Criança. Se da rede particular, apresentar declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM.

Gestantes e puérperas que tomaram a vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que aguarde 15 dias antes de receber o imunizante contra a convid-19.

Pessoas com 18 anos completos ou mais com SÍNDROME DE DOWN também devem receber a primeira dose da vacina anticovid-19. É necessário apresentar a declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para fins de vacinação ou, excepcionalmente para este público, qualquer outro documento que comprove a sua condição.

DOENÇAS E COMORBIDADES – Fazem parte do grupo prioritário da terceira fase da campanha de vacinação, pessoas com doenças e comorbidades como, anemia faciforme, arritmias cardíacas, cardiopatia hipertensiva, cardiopatias congênitas no adulto, cor-pulmonale, doenças cerebrovasculares, diabetes melitus, dispositivos cardíacos implantados, doença renal crônica, doenças reumáticas, da Aorta e dos Grandes Vasos, fístulas arteriovenosas.

Aqueles que possuem hipertensão arterial, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão pulmonar, imunossuprimidos, insuficiência cardíaca (IC), miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida (IMC > 40), pneumopatias crônicas graves, próteses valvares, Síndrome de Down, síndromes coronarianas, valvopatias, também fazem parte do grupo.

Para comprovar o direito às doses, a SMS recomenda que as pessoas apresentem um laudo médico, exames ou prescrição. Caso não possua, devem procurar atendimento médico para que possa garantir o documento de acordo com a comorbidade. Em eventuais casos poderá ser utilizado o cadastro do paciente nas unidades de saúde, que já possui o histórico do paciente.

 

 

LISTA DE TELEFONES POR UNIDADE BÁSICA

UBS Manoel Marques de Souza (COHAB): (66) 3481-3014

UBS Celso Siqueira França (CENTRO): (66) 3481-1393

UBS Gair de Barros (BAIRRO GABIROBA): (66) 3481-3010

UBS Ondino Rodrigues de Lima (VILA AEROPORTO): (66) 3481-3013

UBS Vanessa Welter (NOSSA SENHORA APARECIDA): (66) 3481-3143

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: