Tô Ligado

Dia do Vereador, nossa homenagem aos homens e mulheres que orgulham o parlamento municipal

VereadoresVanderlei, Henrique, Xixica e presidente da UCMMAT, vereador Edclay Coelho

Da assessoria

Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1º de outubro no Brasil.

A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas ou executivas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores, em Brasília.

As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.

Até em meados da década de 1960, o cargo de vereador no Brasil não era remunerado.

A Constituição de 1988 estabelece que a cada 4 anos haverá uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada cidade ou município brasileiro.

É um deve do eleitor maior de 18 anos eleger os vereadores que forem candidatos em suas respectivas regiões eleitorais.

Vereador Vanderlei participa do VI Congresso Estadual de Vereadores nesta terça, em Cuiabá

Dayane Senna

Assessoria Imprensa

A União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT) promove nesta terça-feira (1º de outubro), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o VI Congresso Estadual de Vereadores, alusivo ao Dia do Vereador.

O encontro vai debater assuntos importantes e atuais do cenário político como “as eleições de 2020 e ferramentas para trabalhar nas redes sociais”, entre outros temas relacionados ao legislativo municipal.

A expectativa da entidade é reunir aproximadamente 800 parlamentares no Congresso. “Estamos trabalhando para ter um público expressivo, pois iremos tratar de temas muito importante para o vereador, as eleições de 2020 está aí e é necessário se preparar para não cometer erros durante o processo, por isto acredito que virá todos e será uma festa linda em comemoração ao Dia do Vereador”, frisou o presidente da UCMMAT, vereador Edclay Coelho (PSD).

A programação conta com uma palestra do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), onde irá falar sobre a administração do estado e participação da deputada estadual Janaína Riva (MDB), no painel sobre mídias sociais.

O Congresso terá a participação do juiz de direito, Lídio Modesto, que irá discutir Propaganda Eleitoral, além dos advogados Rodrigo Cyrineu e Júlio César Moreira Júnior.

SERVIÇO:
O QUE: VI Congresso Estadual de Vereadores
QUANDO: Terça-feira (1º de Outubro)
ONDE: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
HORÁRIO: 8 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar