Em busca de trabalhar o hábito da leitura, curso emociona e discute a representatividade

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Curso tem o intuito de incentivar o hábito da leitura entre jovens. Nessa primeira edição foi escolhido os três volumes já disponíveis da série Pindorama, do autor Guilherme Viana.

Foto: Google

 

Com a pandemia, sem aulas, em casa, isolados do mundo, crianças do interior de Matogrosso são incentivadas a discutir livros. Intitulado Clube de Leitura, professores e crianças de algumas escolas de Alto Araguaia-MT se reúnem toda terça-feira para debater sobre determinado livro. Com o surgimento de uma série contemporâneo que retrata o folclore do nosso Brasil, iniciou assim um projeto junto a Biblioteca Regional De Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para elaboração de um curso “Formação Inicial de leitores”.

O projeto não tem só incentivado as crianças a terem o hábito de ler, mas também consegue trabalhar várias questões que envolve o mundo dos jovens, uma delas é a representatividade, a aluna Anna Lauane Ramos de Souza de 12 anos, que participa do projeto desde 2010, se emociona ao dizer que se sente representada através dos personagens do livro, “Quero ser como Dandara, forte, independente, negra, que não tem medo de se impor, não tem medo de ser quem ela é. O livro veio para representar nós que não conseguimos nos ver na Televisão, o autor trouxe uma mulher negra como professora, independente, e não como nas novelas, como a empregada.”.

O Curso “Formação de Leitores Iniciantes:  Leitura Guiada dos Livros da Série Pindorama” tem o intuito de ler nessa primeira edição os três volumes já disponíveis da série Pindorama, do autor Guilherme Viana e publicado pela editora Skull. Sendo eles “O tratado dos pés descalços”, “O segredo do Rio Amazonas” e “O reliquista das clareiras”.  Os livros selecionados abordam o folclore brasileiro e são classificados como literatura infantojuvenil. O curso tem 100 inscritos dentre eles estudantes da educação básica de 11 a 16 anos, pais e membros da comunidade participante do Clube de Leitura de Alto Araguaia.

Em todas quintas-feiras, das 18h40 às 20h00, via link do Google Meet o curso traz um ministrante para trabalhar no hábito da leitura e discutir sobre o livro, no dia 30 de setembro, o palestrante foi o autor da série “Guilherme Vianna”, que fez um resumo de sua obra para os participantes do projeto e respondeu a diversas perguntas, e relatou que o livro irá finalizar com a publicação de mais dois livros.

O autor ainda relatou como se prepara para escrever seus livros, “ eu gosto de seguir o mesmo método da autora de Harry Potter, eu tenho o costume de usar um caderno de anotações e fazer um monte de círculos, vou puxando várias setas, e fazendo um resumo dos meus personagens”, relatou o autor.

Durante o processo de publicação do livro Guilherme, ainda relatou, que uma das únicas coisas que ele nunca abriria mão era de seus personagens, “ construi meus personagens querendo representar o Brasil, pois precisamos dialogar com os nossos”.

Durante o curso, diversos alunos relataram a experiência em ler o livro, “ O seu livro veio para me representar e representar o povo brasileiro”, relatou a aluna Anne Lauane.

Após vários relatos emocionantes, a coordenadora do curso Dra. Fabiana Souza de Andrade, relatou que se lembrou porque se dedica tanto aos livros, “trabalhar com o incentivo à leitura nem sempre é fácil e diversas vezes encontramos obstáculos,  pois muitos não consideram como  algo  primordial. Quando vejo alunos, que estão lendo e discutindo de forma aberta questões essenciais de nossa sociedade, percebo o  quanto vale a pena incentivar a leitura e continuar a fazer meu trabalho”, finalizou Fabiana.

Fazem parte da equipe organizadora do curso: representando a Unemat temos a bibliotecária Dra. Fabiana Souza de Andrade, o supervisor de biblioteca João Cleito Oliveira de Souza e o professor mestre Everton Neves dos Santos; da Seduc, temos de Alto Araguaia o diretor da E.E. Arlinda Pessoa Morbeck Me. João José Alencar e a professora de Língua Portuguesa Leisa Mara Baronas; da rede municipal de educação básica de Alto Araguaia temos a pedagoga e  professora de letras Tatiana Carvalho Silva; e na equipe de tutoria e marketing digital as jornalistas e estudantes de licenciatura pela Unemat, Chaiani Rosso e Wanderléia Pereira da Silva.

O palestrante da última quinta-feira (07/10) será Rafael Zimichut, com o tema “O caminho de todo escritor”. Ele é músico e compositor, é professor, autor de diversos livros entre eles, O Éden Perdido, Um Novo Dia Para Amar, Uma Sombra Além da Escuridão, O Vendedor de Esperanças e O que os Games nos Ensinam sobre Liderança entre outros.

Inscrição

O curso já está com as inscrições fechadas, os participantes terá direito a certificado de 60 horas para quem tiver 75% de presença estão encerradas. Mas, caso deseje assistir as próximas palestras pode enviar e-mail para [email protected], nesses casos poderá solicitar uma declaração de duas horas como participante a cada encontro que estiver presente.

 

Palestrantes

  1. 16/09: Liliane Lenz (Juara-MT)
  2. 23/09: Shirlene Rohr de Souza (Rondonópolis-MT)
  3. 30/09: Guilherme Viana (Rio de Janeiro)
  4. 07/10: Rafael Zimichut (São Paulo)
  5. 14/10: Eveline Baptistella (Tangará da Serra)
  6. 21/10: Sue Anne Cursino(Amazonas)
  7. 28/10: 3 jornalistas livreiros (Chaiani Rosso, João José Alencar e Nicoli Bressan Motooka) São Paulo, Alto Araguaia, Cuiabá
  8. 04/11: Raquel Cantarelli (Rio de Janeiro)
  9. 11/11: Fernando Thiago (MS)
  10. 18/11: Rafael Rodrigues Lourenço Marques (Alto Araguaia-MT)
  11. 25/11: Cássia Regina Tomanin (Alto Araguaia-MT)
  12. 02/12: Suellen Alencar (Cuiabá-MT)
  13. 09/12: Guilherme Viana (Rio de Janeiro) (finaliza a leitura do livro)
Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: