PERUCHI
Notícias

Escolas municipais recebem borrifação no combate ao mosquito da dengue

FOTO DIVULGAÇÃO
FOTO DIVULGAÇÃO

Alto Araguaia, MT – As ações de enfrentamento no combate do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya, seguem sendo realizadas em diversas frentes no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O mais novo trabalho foi realizado na última semana por profissionais da Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O alvo desta vez foram as unidades municipais de ensino da área urbana, que receberam borrifação com aplicação de inseticida.

A ação foi direcionada às escolas municipais Maria Ferreira Ribeiro, Adalcy da Conceição Rodrigues, Izoldina de Castro Maia, Lourença Afonso de Melo, José Inácio Fraga e Maria Júlia de Almeida. Dois servidores atuaram no trabalho de aplicação espacial de inseticida a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto. A borrifação foi feita com a utilização duas máquinas UVBs portáteis costais operadas pelos agentes Gutemberg e Jakson Adriano Resende, este último coordenador da Vigilância Ambiental.

O trabalho nas unidades de ensino foi para atender um pedido das próprias diretoras das unidades. ““É mais uma prevenção. Importante destacar que já fizemos esse mesmo trabalho em toda a cidade e o reflexo foi uma diminuição muito grande de pernilongos e mosquitos. Deu muito certo. As diretoras das escolas nos solicitaram e expandimos esse trabalho em todas as unidades de ensino”, disse o coordenador.

Cuidados em casa tem que ser permanente

O período de chuva deu uma trégua na região. Mesmo com a estiagem é necessário que os moradores mantenham atenção redobrada. Os cuidados básicos de ações preventivas dentro da residência e no quintal visando eliminar potenciais criadouros do Aedes Aegypt devem se tornar rotina na vida dos moradores. A colaboração da comunidade é fundamental para diminuição e o não surgimento de novos casos de dengue no município.

Ao longo de 2013 foram confirmados 93 de casos de dengue em Alto Araguaia, ante a 309 casos suspeitos. Já em 2014, o número saltou para 107 confirmados e 402 suspeitos. No ano de 2015, 128 casos foram confirmados num universo de 497 situações suspeitas. Os dados são o Sistema de Informação de Agravo de Notificações de Dengue (Sinan-Dengue), vinculado ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Contato: (66) 9951-3010
Fanpage: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar