DestaquesTô Ligado

Fábrica de celulose pode gerar novas alternativas para produtores de Alto Araguaia

por: luizpatroni, repórter do Canal Rural

A possibilidade de que a cidade do Alto Araguaia receba uma fábrica de celulose, trouxe novas perspectivas para os moradores da região. Além do aquecimento da economia local e da geração de empregos, a possível chegada da indústria irá abrir novas alternativas para quem vive e produz na região.

A estimativa é de que o investimento para a implantação da indústria gire em torno de R$ 12 bilhões, segundo Ary Marcos Rezende, que é presidente do Sindicato Rural do município. Na avaliação dele, a indústria pode ser a solução para um problema enfrentado na região, que hoje tem aproximadamente 125 mil hectares de pastos degradados. O pensamento leva em conta a necessidade da fábrica, que deve precisar de algo em torno de 140 mil hectares de eucalipto. Essa demanda abriria a possibilidade de arrendamentos e/ou contratos de parceria entre indústria e produtor, na opinião de Ary.

Em contrapartida, ele destaca a urgência em melhorar a infraestrutura das principais rodovias que fazem ligação com Alto Araguaia. “O término da MT-100 que faz ligação até Barra do Garças, a implantação da MT- 299 que liga Alto Araguaia ao município de Itiquira. Já foi levado ao governo anterior um pedido para a resolução desses problemas. A esperança é de que o novo governo faça sua parte’’, alerta.

No próximo dia 22, será realizada uma audiência pública no município para discutir a implantação da indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar