DestaquesTô Ligado

Fazenda em Santa Rita do Araguaia mantém viva tradição dos carreiros

Foto: Assessoria Grupo Rocha Dourado

Assessoria Grupo Rocha Dourado

A Fazenda Dois Irmãos, localizada no município de Santa Rita do Araguaia (Sudoeste de Goiás), é uma das poucas propriedades rurais na região a manter viva a tradição do carro de boi. Nesta quinta-feira (15) carreiros da propriedade seguiram em direção ao município de Portelândia (GO) para participar da 10ª Festa do Carreiro. A caminhada de cerca de 68 km por estradas rurais margeadas por fazendas deve ser concluído em três dias, conforme prevê Leandro Lopes Ferreira, um dos quatro carreiros a seguir viagem.

A imponência dos bois e o rangido do carro chama a atenção de quem percorre a Estrada da Babilônia. Muitos param os veículos para prestigiar o carro passar. Seguem viagem para Portelândia os carreiros Leandro Lopes Ferreira, Antônio Carlos, Joanildo dos Santos Narciso e Pedro Santos Pereira Júnior.

O adestramento dos 11 animais para o carro de boi começou há cerca de um ano, conforme conta Leandro. O primeiro passo para amansar os animais é deixá-los no curral. Em seguida, começa a fase de adaptação às cangas, estruturas de madeira que servem para posicionar os bois em duplas para puxar os carros.

Ele conta que para educar os animais coloca sempre um experiente e um que nunca fez o cortejo. Assim, o mais experiente ajuda o iniciante. Para ele, é um orgulho resgatar e manter viva a tradição dos carreiros. “Para nós é um orgulho. Será uma viagem de cerca de três dias. A nossa meta é fazer 22,5 km por dia. Estamos levando os mantimentos básicos para nossa viagem para três refeições diárias”, explica. Os carreiros seguem a pé ao lado dos animais.

Antes de seguir viagem, uma equipe do Grupo Rocha Dourado esteve na última semana percorrendo a região por onde vão passar o carro de boi e os tropeiros. O objetivo foi manter contato com proprietários rurais da região e definir os pontos de parada para almoço e pernoite. Essas paradas são fundamentais para descanso dos carreiros e dos animais.

O Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transporte. Foi muito utilizado para o transporte de cargas (alimentos e produtos agrícolas) e até pessoas. O carro de boi serviu como meio de transporte para o homem do campo durante muitas décadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar