Notícias

Feira Livre de Alto Araguaia é reinaugurada após reforma e recebe elogios

feira externo
Feirantes se mostraram satisfeitos com a ampliação

Alto Araguaia, MT – A Feira Livre Municipal Benno Ubaldo Presser tornou-se uma espécie de rota gastronômica no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). Seja para consumo no ambiente ou para compras de produtos de origem animal ou vegetal, o espaço é um grande ponto de encontro aos domingos. Depois da reforma e a reinauguração no último dia 14 de dezembro essa prática deve se tornar ainda mais comum entre os moradores locais. Tudo graças aos investimentos feitos pela prefeitura que incluiu pintura geral, fechamento com tela das laterais e mudanças no layout para melhor aproveitamento do espaço. A obra foi consolidada por meio de investimentos em recursos próprios na ordem de R$ 216.893,56, fora a compra dos equipamentos cedidos aos feirantes em sistema de comodato. A reforma teve como base atender exigências da Vigilância Sanitária (VISA) e ao Selo de Inspeção Municipal (SIM).

As obras executadas no espaço também contemplaram o calçamento frontal e lateral; colocação de cerâmica no piso e nas paredes, totalizando cerca de 800 metros com revestimento. Também foi construída uma sala que funciona como depósito. O planejamento ainda incluiu uma área exclusiva para praça de alimentação, espaço para os feirantes comercializarem alimentos de origem animal com resfriadores. Outra preocupação foi a redistribuição do espaço. Com a estratégia foi possível a colocação de 50 boxes móveis aos feirantes. O objetivo com o investimento, além de garantir um melhor aproveitamento do espaço, foi de melhorar o trânsito para os visitantes da feira. Com tantas mudanças, a feira está pronta para ser explorada.

FEIRA: PONTO DE ENCONTRO

Ir à feira livre de Alto Araguaia e não comprar nada é uma tarefa quase que impossível. As opções aos clientes são as mais variadas possíveis. Vão do tradicional e conhecido pequi, passaram pelo saboroso pastel (de variados recheios), pimentas de diversas qualidades, peixe, frango, carne bovina e de porco, hortaliças e verduras diversas, além de bolos, pães e ao tradicional cafezinho, indispensável principalmente aos domingos. A lista de possibilidades é vasta. Com isso, muitas pessoas aparecem para um lanchinho, outras buscam produtos para dar aquela caprichada na refeição ou simplesmente estão ali para bater um papo e reencontrar os amigos.

Marcos Robson, que atua no ramo de publicidade de rua em Alto Araguaia, gostou e aprovou as mudanças implementadas pela prefeitura. “O espaço ficou muito bom, bem organizado”, disse o frequentador, que revelou ser apreciador de um tradicional pastel acompanhado por um caldo de cana.

FEIRANTES APROVAM INVESTIMENTOS

Além da nova dinâmica, a reforma e reinauguração da feira livre de Alto Araguaia também promete dar um novo ritmo aos produtores que trabalham com agricultura familiar no município. Empolgados com o novo ambiente, os feirantes disseram que devem ampliar a produção de alimentos e dobrar a capacidade de comercialização, o que consequentemente proporcionará uma renda extra.

Por trás do balcão do box, Adriana Bertani vende hortaliças e verduras. Ela é feirante há três anos. Junto com o marido, comercializa parte do que produz em uma propriedade na localidade conhecida como Areia Branca na feira. Outra parte é direcionada para abastecer a gôndolas de supermercados. Ela aprovou os investimentos promovidos pela prefeitura para melhorar a feira.

“Ficou muito bom. Ficou ótimo tanto para gente quanto para os clientes. O espaço está bem arejado e adequado para colocarmos nossos produtos. Agora é sem tumulto. Eu adorei. As vendas estão boas. Não tenho do que reclamar. Espero que melhore ainda mais. Peço para que os clientes venham e conheçam o espaço novo. Acho que está todo mundo satisfeito”, garantiu a feirante. Além disso, a feirante comprometeu-se em ser uma das fiscais dos feirantes orientandos os visitantes a, por exemplo, não entrar no espaço sem camisa.

Ao lado das filhas e do marido, Roseli Scherer comercializa alimentos há 09 anos. Os produtos vão de legumes a carne de carneiro. Segundo ela, as vendas aumentaram significativamente no domingo de reinauguração da feira. “Acredito que uns 80%. O espaço está muito melhor. Agora é só aproveitar. Que todos venham e conheçam para saber como ficou a feira”, ressaltou.

DIVULGAÇÃO DO TURISMO LOCAL

Além da gastronomia, outro aspecto que promete atrair visitantes à feira é a possibilidade de conferir de perto as belezas naturais de Alto Araguaia. Com o objetivo de valorizar o local, a prefeitura fez a colocação de 12 grandes fotografias que retratam cachoeiras e outros pontos turísticos conhecidos no município como a Loca e o Estreito dos Malaguetas. Muitos deles locais estão a poucos metros da área urbana. Quem passou pela feira no último domingo, se surpreendeu com as belezas e elogiou a iniciativa. O trabalho, inclusive, deve ser estendido a outros ambientes da administração.

O secretário de agricultura, Dimas Gomes de Neto, acompanhou de perto do primeiro dia da feira após o processo de reforma. Ele ouviu dos feirantes e consumidores testemunhos de que o local ficou muito melhor. Outra preocupação foi de entregar aos feirantes, aventais para uso durante a comercialização dos produtos. Todo o ambiente da feira será constantemente fiscalizado por integrantes da Vigilância Sanitária local, que verificarão a vestimenta e o adequado acondicionamento e qualidade dos produtos comercializados.

O prefeito Maia Neto (PR) deixou claro que as intervenções propostas pela prefeitura junto à feira tiveram apenas a primeira etapa concluída. A mudança foi necessária para atender um pedido dos próprios feirantes que estavam ocupando provisoriamente um trecho da Rua Silvio José de Castro Maia, aos fundos da Igreja Matriz.

“Ainda não está tudo acabado. Vamos ainda terminar a casa do zelador, construir banheiros, entre outras ações. O mais importante é que a feira mudou e a população ficou contente. E quem mais ganha é o feirante e os consumidores. A ação foi para trazer mais qualidade, credibilidade e confiabilidade. Que os feirantes continuem trabalhando dentro dos padrões para que a feira seja cada vez mais forte. Parabéns a todos e parabéns à comunidade de Alto Araguaia que ganha mais uma grande obra”, disse o prefeito.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br

Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar