PERUCHI
Destaques

Férias de julho: revisar o carro antes de pegar a estrada é fundamental para garantir a segurança da família

Das Agências

GERAL / RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
GERAL / RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

As férias de meio de ano estão chegando, e muitas famílias já estão programando a viagem. Para quem vai de carro, é importante agendar uma revisão preventiva do veículo em uma oficina mecânica de confiança. Além de evitar multas, a revisão garante mais segurança na estrada (prevenindo paradas não planejadas e acidentes), e reduz os gastos com consertos emergenciais.

Cada marca e modelo tem um calendário próprio de revisões, que consta no manual do veículo. Mas certos itens são essenciais, mesmo que o motorista não esteja percebendo algum problema. Confira a seguir a lista básica de cuidados com seu carro para uma viagem tranquila.

Iluminação.

Cheque as lâmpadas para não correr o risco de viajar sem farol ou sem setas de sinalização. Na revisão, é aconselhável trocar lâmpadas queimadas ou com defeito, limpar eventuais sujeiras do vidro e regular os faróis.

Freios.

Em geral, o fluido de freio deve ser trocado uma vez ao ano. As pastilhas também devem ser verificadas.

Suspensão.

As molas e os amortecedores da suspensão precisam estar em dia, e geralmente devem ser checados uma vez por ano. Vale ressaltar que devem ser trocados aos pares.

Óleo.

Cheque o nível de óleo, e também as condições dos filtros, que devem ser trocados se necessário. O mesmo vale para velas e cabos de ignição. Quando fizer troca de óleo, verifique o sistema de condução.

Pneus.

Calibre os pneus, inclusive o estepe, de acordo com o manual do carro (lembrando que, com a família completa e a bagagem, o carro fica mais pesado). Os pneus devem ser trocados caso estejam gastos, e é importante fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros – nestes casos, faça o balanceamento e alinhamento das rodas.

Bateria.

Um teste simples indica se a bateria precisa ser trocada. Se sua bateria tiver mais de três anos, não deixe de fazer o teste. A oficina também deve conferir os cabos, que devem estar limpos e sem corrosão, e todo o sistema elétrico.

Para-brisa.

Quando as palhetas do para-brisa se ressecam, comprometem a visibilidade sob chuva e neblina. Por isso, é recomendado trocá-las a cada seis meses ou sempre que houver sinal de ressecamento. Além disso, verifique o reservatório de água de limpeza do para-brisa e adicione fluido antiembaçante.

Cintos de segurança.

Tanto os cintos dianteiros quanto os traseiros, assim como as fivelas, devem estar em funcionamento perfeito – caso contrário, é necessário trocá-los.

Equipamentos obrigatórios.

Cheque se seu carro está com todos os equipamentos em dia, tais como macaco, chave de roda, triângulo de sinalização, estepe.

Outros itens.

A lista de revisão inclui, ainda, itens como sistema de exaustão, sistema de direção e embreagem. Veículos com câmbio automático têm algumas particularidades. Verifique no manual do carro o cronograma de revisão para manter o carro em bom funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar