DestaquesTô Ligado

FUTEBOL E VOLEIBOL DE ALTO ARAGUAIA-MT NA DÉCADA DE 50 E 60

(Texto escrito por Milton Pessoa Morbeck Filho)

O futebol de Alto Araguaia-MT na década de 50 e 60 se destacou com o famoso time “Araguaia Esporte Clube” que ficou conhecido como (Pantera do Leste). Esse time dificilmente perdia um jogo e fazia a alegria dos araguaienses.

Em 1968 Nilton Santos o eterno ídolo do Botafogo e da seleção brasileira, bicampeão mundial pelo Brasil participando das copas de 1958 e 1962, jogou algumas partidas pelo Pantera do Leste em Cuiabá. Os times: Dom Bosco, Mixto e Operário foram derrotados pelo Pantera e causou uma grande admiração por parte dos torcedores cuiabanos pela qualidade técnica dos jogadores araguaienses.

         Outro esporte também se destacou na mesma época pela qualidade técnica de seus atletas, o vôlei masculino e feminino.

Time de volei feminino de Alto Araguaia-MT formado por Pedro Rodrigues Lima. Jogo realizado no dia 31 de janeiro de 1.954 contra o time de Mineiros-GO. O placar foi favorável ao time de Alto Araguaia-MT: 15 A 06 e 15 A 08. A quadra éra onde hoje é a praça Coronél Ondino Rodrigues Lima. Em pé da esquerda para direita: Maria Cacilda, Ita Figueredo, Nadir Hugueney e Pilar Morbeck. Agachadas da esquerda para direita: Terezinha Maia, Zanete Mota e Ertes Brasil. Segurando a bandeira Pedro Lima.

         No voleibol feminino a principal atleta era Ertes Brasil, que após mudar para São Paulo jogou profissionalmente no time de SESC, até hoje uma das melhores equipes femininas de vôlei do Brasil. Quando abandonou o vôlei, Ertes virou craque em outra área, estilista de alta costura. Ficou famosa em São Paulo e foi amiga intima do também famoso em todo Brasil o estilista Clodovil Hernandes. Ertes lembra com carinho e muitas saudades do saudoso amigo. As outras atletas que formaram o time de Alto Araguaia eram: Maria Cacilda, Ita Figueredo, Nadir Hugueney, Pilar Morbeck, Terezinha Maia e Zanete Mota.

         O vôlei masculino era uma verdadeira seleção regional. Jogou algumas vezes pelo time de Alto Araguaia o atleta Cicero, que pertencia ao clube Paulistano de São Paulo. Esse jogador, Cicero, era amigo da familia Salgueiro os quais vindos de São Paulo passavam as férias na fazenda do Sr. Joaquim Salgueiro no município visinho de Santa Rita do Araguaia – Go. Na mesma equipe de Alto Araguaia jogava: Sebastião, irmão do Dr. Aguinélo, ambos natural de Alto Garças – MT. Sebastião morou em Barbacena – MG onde jogou pelo Olimpic time daquela cidade e chegou a defender a seleção mineira de vôlei. Completavam o time outros grandes atletas; Carlos Irigaray, Antonio Aires Fávero (Neném Fávero) Clinton Mota e Heronides Toledo (Bodão).

         Há que se destacar que o criador, dirigente e patrocinador dessas equipes era o Dr. Pedro Rodrigues Lima. Ele através desses esportes proporcionou a nossa então pequena Alto Araguaia na época, divulgação, diversão, lazer e através de grandes vitórias, trouxe muitas alegrias ao povo araguaiense.

         Eu e muitos araguaienses lembramos com saudades do time do Pantera que muitas alegrias nos proporcionou. Parabéns Pedro Lima, dono do saudoso Pantera do Leste de Mato Grosso.

Alto Araguaia, 30 de maio de 2019.

Milton Pessoa Morbeck Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar