PERUCHI
Notícias

GERAL/IMUNIZAÇÃO: Vacinação contra febre aftosa segue até o fim do mês

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa segue até o final do mês de maio em quase todos os estados do país. Em Mato Grosso cerca de 12 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses devem ser imunizados para manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação.

A meta do estado, que tem o maior rebanho do país, é ficar livre da doença, sem vacinação, até o ano de 2020. “Estamos há 10 anos sem a doença, mas com vacinação. Queremos alcançar como acontece em Santa Catarina, que já superou a doença e não imuniza mais o rebanho”, declara a veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/Alto Araguaia), Cynthia Mara Custódio de Faria.

Segundo a veterinária, as vacinas já se encontram disponibilizadas nas principais casas agropecuárias do estado, onde o próprio criador poderá comprar. Ela explica que caso o produtor não vacine o seu rebanho durante o período da campanha, ele deve procurar o Indea, pois as vendas serão proibidas. “Quem não vacinar deverá ser autuado por não ter vacinado durante a campanha”, explica.

hqdefault (2)
veterinária Cynthia Mara Custódio de Faria. Reprodução TVINET

Após a campanha, o produtor tem 10 dias úteis para avisar o Indea que seu gado está vacinado. “Caso isso não ocorra, ele pode ser bloqueado e sua propriedade não pode ser transitada, enquanto não for comunicado a vacinação. Caso a comunicação for feita com atraso, gera um bloqueio com o dobro de dias que ele demorou para fazer a comunicação da vacina”, informa a veterinária.

Apesar do vírus da febre aftosa ter maior incidência em bovinos e bubalinos, ele pode ser encontrado em espécies de suínos, caprinos e ovinos. A doença pode ser transmitida para seres humanos e pode causar alguns tipos de lesões no corpo, atingindo, principalmente, crianças e idosos.

 

Por: Isabelle Fernanda do focagen.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar