PERUCHI
Notícias

Grupo de hipertensos e diabéticos de Alto Araguaia, recebem orientações de profissionais da saúde

Grupo de hipertensos e diabéticos

Orientar e promover a saúde de pessoas que sofrem de diabetes e/ou hipertensão é uma das missões do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (MT). Conhecido como grupos Hiperdia, profissionais da saúde reuniu cerca de 20 pacientes no PSF Ondino Rodrigues de Lima, onde trataram sobre o controle de doenças crônicas.

A ação visa ampliar o cuidado com a saúde e o acompanhamento dos pacientes afim de monitorar o seu quadro e oferecer mais orientações sobre o controle e agravo da diabetes e hipertensão. O grupo também é estimulado a manter hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos.

Semanalmente, o Nasf desenvolve atividades para diversos grupos discutindo assuntos como tabagismo, nutrição, doenças crônicas, entre outros. De acordo com o secretário de Saúde, Moisés Rezende, os encontros e orientações é uma forma de ampliar o conhecimento e prevenir doenças. “À partir do momento em que uma pessoa obtém um conhecimento sobre os benefícios e malefícios de algumas ações, ela passa a se cuidar mais”, comenta.

Os grupos são desenvolvidos em todas as unidades básicas de saúde do município e variam de acordo com a demanda de cada unidade. Os interessados em participar podem procurar o PSF em que recebe atendimento e registrar o interesse nas orientações.

ASSECOM/AIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar