Variedades

MT tem 2 candidatos com apenas 1 voto nas urnas

Welington Sabino, repórter do GD

 

Dos 336 candidatos a deputado estadual por Mato Grosso, 2 não tiveram sequer o apoio de familiares, amigos ou cônjuges e só conseguiram 1 voto nas urnas, o que leva a crer que foi o próprio voto. Outros 2 postulantes ao parlamento estadual receberam 2 votos cada enquanto outro candidato foi escolhido por apenas 3 eleitores. Entre os menos votados, abaixo da casa dos 10 votos, constam 11 candidatos na lista oficial da Justiça Eleitoral.

Para o posto de deputado federal 113 se lançaram na disputa sendo que os 3 menos votados receberam 40, 44 e 47 votos no dia 5 de outubro. Nos registros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) constam ainda 28 nomes que saíram zerados nas urnas porque tiveram os registros de candidaturas indeferidos ou renunciaram à disputa. Entre os 11 candidatos que almejavam uma vaga na Assembleia Legislativa, mas não passaram de 10 votos, estão 9 mulheres e 2 homens.

Entre os nomes que saíram zerados, estão 18 estadual e 10 federal. Alguns recorreram e ainda aguardam o julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, caso consigam decisão favorável, os votos recebidos que estão “congelados”, serão contabilizados podendo alterar a lista dos eleitos.

Nessas eleições, 2. 188 milhões de eleitores estavam aptos a votar em Mato Grosso, mas desse total 501 mil se abstiveram de votar. Também foram computados 101,8 mil votos em branco enquanto outros 100,9 mil foram anulados. Dessa forma, os votos válidos caíram para 1.484 milhão, o que representa 87, 98% do eleitorado mato-grossense.

Clique aqui e veja a lista completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar