MUNDO: Com 95% dos votos, ditador Bashar al-Assad vence 4º mandato na Síria

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Resultado eleitoral alonga permanência da família no comando do país por quase 6 décadas.

 

O ditador da Síria, Bashar al-Assad, conquistou seu quarto mandato com 95,1% dos votos, em uma eleição que irá aumentar ainda mais seu tempo no comando de um país arruinado pela guerra. Adversários e a oposição alegam que o pleito foi marcado por fraudes.

O governo de Assad, por sua vez, garante que a eleição mostra que a Síria está “funcionando normalmente”, mesmo depois de uma década de conflitos que mataram centenas de milhares e tiraram 11 milhões de pessoas – cerca de metade da população – de suas casas.

O chefe do Parlamento, Hammouda Sabbagh, anunciou o resultado em entrevista coletiva nesta última quinta-feira (27), dizendo que o nível de comparecimento às urnas foi de 78%.

A vitória garante a Assad mais sete anos de governo e alonga a permanência de sua família no poder, por quase seis décadas. Seu pai, Hafez al-Assad, liderou a Síria por 30 anos, até a morte em 2000.

Os anos de Assad na Presidência são marcados pelo conflito que começou em 2011, com protestos pacíficos antes de sair do controle e se tornar multilateral fragmentando o país.

 

Fonte: Conexão Política

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: