Notícias

Não se apaixonaram pelo poder: Vinte prefeitos desistem da reeleição no próximo pleito

FOTOMONTAGEM DIVULGAÇÃO
FOTOMONTAGEM DIVULGAÇÃO

Em Mato Grosso, 20 prefeitos em primeiro mandato não disputam a reeleição e nenhum está enquadrado na lista suja do Tribunal de Contas da União (TCU). A desistência abrange Cuiabá, o maior, e Araguainha, o menor município, além de importantes cidades.

Em Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), em Araguainha, a prefeita Maria José das Graças, a Zezé do Osmari (PR), Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB) em Pontes e Lacerda.

Em Colíder, o prefeito e ex-deputado estadual Nilson Santos (PSDB) , o Nezinho, em Nossa Senhora do Livramento, em Juara, o prefeito Edson Piovesan anunciava que não seria candidato,Cristóvão Masson (PSDB), prefeito de Nova Olímpia, preferiu não disputar a reeleição.

Jerônimo Samita Maia Neto (PSDB), prefeito de Alto Araguaia em quarto mandato, cansou-se,Ademir Gaspar de Lima (PR) em Jaciara, Osvaldo Evaldo Diehl (PSD), prefeito de Canarana é um dos prefeitos mais velhos de Mato Grosso. Em Tapurah, o prefeito Luiz Umberto Eickhoff não tentará a reeleição.

ALTO ARAGUAIA

PREFEITO MAIA NETO ALTO ARAGUAIA
PREFEITO MAIA NETO ALTO ARAGUAIA

Adeus!

Prefeito no quarto mandato, o agente de Tributos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e administrador de empresas Jerônimo Samita Maia Neto (PSDB) não disputa a reeleição em Alto Araguaia na divisa com Goiás. Maia Neto cansou-se da vida pública e quer se dedicar exclusivamente à família.

Maia Neto alega questão de ordem familiar para deixar a política de lado. Com 54 anos, em 31 de dezembro ele completa 16 anos no cargo de prefeito da cidade onde nasceu. Sua primeira eleição aconteceu em 1992. Quatro anos depois voltou ao cargo, para o qual se reelegeu. Em 2012 recebeu as chaves da prefeitura para o quarto mandato.

Descendente de família política, Maia Neto é filho de Sílvio José de Castro Maia, e neto de Jerônimo Samita Maia. Tanto Sílvio quanto Jerônimo foram prefeitos de Alto Araguaia.

O vice-prefeito de Maia Neto é Américo Alves Pereira Filho, que também não disputará mandato eletivo em outubro. O vice é irmão do ex-deputado federal e ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Homero Pereira, já falecido.

ARAGUAINHA

PREFEITA ZEZÉ DE ARAGUAINHA
PREFEITA ZEZÉ DE ARAGUAINHA

Eleitores fantasmas?

Maria José das Graças ou Professora Zezé ou ainda Zezé do Osmari, 64 anos, prefeita de Araguainha na divisa com Goiás, não tentará outro mandato. Ontem, conversei com Osmari Cezar de Azevedo, marido da prefeita e ele revelou a razão da desistência “canseira e idade”.

Além de Zezé do Osmari, sua vice-prefeita Ana Maria Borges também estará fora dos palanques.

Zezé do Osmari não seria candidata em 2012, mas assumiu a vaga da candidatura que seria de seu marido, ex-prefeito e enquadrado na Lei Ficha Limpa. Inelegível, Osmari a lançou e ela venceu a eleição.

Araguainha com 976 habitantes é o menor município de Mato Grosso e um dos menores do Brasil. Com 954 eleitores Araguainha chama a atenção pelo empate técnico entre residentes e votantes. Osmari explica que isso aconteceu porque muitos jovens deixaram a cidade para trabalhar no terminal ferroviário e nas indústrias na vizinha Alto Araguaia, o que teria mascarado o quadro populacional. “Quando o Censo passa não registra os trabalhadores ausentes”, resume.

 

Do mtviaradio e mtaquionline

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar