PERUCHI
Notícias

Nelcy volta à solicitar a implantação do CAPS em Alto Araguaia

vereadora Nelcy Pio Peron (PT)
vereadora Nelcy Pio Peron (PT)

A vereadora Nelcy Pio Peron (PT) está solicitando da Prefeitura Municipal a implantação de uma unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para o município de Alto Araguaia-MT (Há 415 km de Cuiabá-MT).

CAPS- Centro de Atenção Psicossocial, é um espaço de referencia no tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Tem como objetivo oferecer atendimento a população em um cuidado intensivo, comunitário, personalizados e formador de vida, realizando acompanhamento clinico, terapêutico e de reinserção social dos usuários através do acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares, visando estimular a autonomia para viver e/ou ‘reaprender’ a viver com suas limitações e potencialidades, sobretudo nos momentos de crises ou recaídas, inaugurando, no cotidiano dos usuários, possibilidades de experimentação de novas maneiras de caminhar na vida.

É ainda função dos CAPS evitar internações e/ou reinternações em hospitais psiquiátricos, regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação e dar suporte e atenção à saúde mental na rede básica. Assim, os CAPS se configuram como pontos sistêmicos da rede de saúde mental em seu território.

Apesar de ser o serviço de referência da Saúde Mental, o CAPS não é o único responsável por atender a todas as demandas, uma vez que para garantir a atenção integral ao paciente, deve haver articulação das diversas redes de serviços desde atenção básica, urgência e emergência, hospitais gerais e ambulatórios.

Através do Requerimento nº 004/2014 a vereadora Nelcy Pio Peron (PT), está solicitando do Poder Executivo a implantação de uma unidade do CAPS Centro de Atenção Psicossocial para o município de Alto Araguaia-MT.

A vereadora Nelcy lembra que o município já aderiu ao programa. Cópia deste Requerimento foi enviada ao Prefeito Maia Neto, à secretária municipal de saúde Martha Maia Brandão e ao Governador Pedro Taques (PDT). Na oportunidade em que o então Senador Taques esteve visitando o município de Alto Araguaia, a vereadora Nelcy solicitou pessoalmente à Pedro Taques, gestão na agilidade deste programa para atender as necessidades do nosso município que tem vários casos de dependentes químicos e e transtornos mentais.

Neste ano de 2015 a vereadora Nelcy Pio Peron voltará à apresentar um Requerimento solicitando ao chefe do Executivo Municipal a implantação de uma unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para o município de Alto Araguaia-MT.

Assessoria de Gabinete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar