Peruchi Eletro
DestaquesNotíciasTô Ligado

Novos Conselheiros Tutelares recebem capacitação para atuação na rede de proteção à criança e ao adolescente

Monique Esposito (Estagiária) | Assecom AIA | 03/12/2019

Os conselheiros municipais e atuais eleitos pela população de Alto Araguaia (MT) para posse em 2020, participam de uma capacitação afim de garantir o direito da criança e do adolescente. O curso é ofertado pela prefeitura do município através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), custeado pelo fundo da criança e do adolescente, aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Conforme conta a Assistente Social da empresa contratada CN Cursos Gerencias e Treinamentos, Sueli das Graças Freitas Moreira, o treinamento visa preparar e qualificar os conselheiros tutelares “para assumirem suas funções enquanto agente de proteção à criança e ao adolescente e também saber como funciona a Rede, a interlocução com o CMDCA, com o Ministério Público, com o Poder Executivo, com as Políticas Setoriais”, disse.

A secretária da Assistência Social, Priscila Dourado, explica que a capacitação também atende a Proteção Básica e Especial dentro da Assistência Social, visto que o Conselho Tutelar é um órgão vinculado a Seads. “Somos uma Rede que trabalha sobre os direitos da criança e do adolescente. O curso é importante para que a equipe dentro do grupo dialogue e diante de algum atendimento estejam aptos para atender e resolver”, ressalta.

Segundo o conselheiro do CMDCA, Carlos Alberto, a função do CMDCA é monitorar e fiscalizar as atividades do Conselho Tutelar e que foram convidados a participar da capacitação para adaptar o trabalho com os conselheiros tutelares nos próximos anos. “A capacitação vai homogeneizar a informação tanto para conselheiros quanto para os participantes do CMDCA, da Assistência Social e de outros órgãos de fiscalização do menor, também para que a Rede possa estar funcionando em harmonia”, finalizou.

            CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS 2020/2024 – No município de Alto Araguaia (MT) cinco novos conselheiros foram eleitos em outubro pela população araguaiense. Neuracy Vieira, Eluze Kaline, Cláudia Parula, Carlinda Paniago e Paulo César Borges.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar