PERUCHI
DestaquesNotíciasVariedades

Novos conselheiros tutelares são empossados para mandato de quatro anos em Alto Araguaia

Foto: ASSECOM-AIA

Réulliner Rodrigues | Assecom AIA | 11/1/2020

O prefeito Gustavo Melo (PSB) participou com a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Priscila Dourado Martins, da posse e diplomação dos dez novos membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar de Alto Araguaia (MT). Conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Prefeitura, a solenidade aconteceu na Câmara de vereadores na noite desta sexta-feira (10). Eleitos pela população em outubro do último ano, todos os profissionais que permanecerão no cargo até 2023, passaram por avaliação e curso de formação.

Durante a solenidade, o chefe do executivo municipal agradeceu aos ex conselheiros pelo trabalho prestado e desejou uma gestão de êxito e conquistas aos empossados. Gustavo Melo falou ainda que está aberto à novas parcerias e propostas que vem a somar com os trabalhos de políticas públicas desenvolvidos na cidade.

Na ocasião, destacou os investimentos que beneficiam centenas de crianças e adolescentes. “Temos avançado na parceria com o Projeto Bombeiros do Futuro, com o atendimento de mais de 100 crianças por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com os projetos AABB Comunidade, Tom Jobim, Pró-Estágio. Ainda investimos na educação com kit de apostilas do Sistema Família e Escola, além dos projetos de escolinhas de futebol”.

A juíza de Direito da Comarca do município, Drª Marina Carlos França, deu as boas-vindas e reforçou o apoio da comunidade. “É um trabalho árduo onde eles encontram muitos conflitos e então merece todo nosso apoio e respeito. São pessoas que passaram por treinamentos, estão aptos a exercer esta função. Eles tomam posse hoje pois a sociedade de Alto Araguaia quis que eles compusessem este conselho. E o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que cuidar destes é um dever da família, do Estado e de toda sociedade”, conclui a magistrada.

O presidente da Câmara, vereador Jorge Melo, pontuou que o Poder Legislativo está de portas abertas para trabalhar em conjunto. “Temos certeza que teremos pessoas comprometidas em desenvolver da melhor maneira a sua função de conselheiro. Parabenizo aqueles que nesses últimos quatro anos exerceram essa função, assim como aqueles tomaram posse hoje”, diz.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Lucia, fala que a diplomação é o reconhecimento do trabalho que irão enfrentar. “Será um trabalho difícil. Aqui reconhecemos a disponibilidade de cada um afim de ajudar e estender a mão para criança e para o adolescente. A partir de hoje veremos um engajamento não só dos conselheiros e da rede, mas principalmente de uma sociedade que irá cobrar direitos e deveres”, pontua.

“O trabalho é desenvolvido em rede, e aqui destaco as grandes conquistas que tivemos fruto do comprometimento da Secretaria de Assistência Social com toda sua equipe e dos conselheiros. Agradeço aos ex conselheiros assim como parabenizo e desejo aos novos profissionais realizações e serenidades nos desafios que encontrarão”, disse a primeira dama, Priscila Dourado.

OS CONSELHEIROS – Cabe aos conselheiros tutelares garantir direitos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O trabalho visa atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos são ameaçados ou violados, seja em casos de violência, abuso ou negligência, seja por falta de vagas em escolas, tratamentos de saúde, ou em razão de sua própria conduta ao tratar de jovem usuário de drogas ou infrator.

Os cinco novos conselheiros titulares são Neuraci de Moraes David, Eluze Kaline da Conceição, Cláudia Parula Moreira, Carlinda Rodrigues Paniago e Paulo César Borges de Oliveira. Compõem como suplentes Luciney Alves de Lima, Telma Silva Rezende, Maria Aparecida Severo dos Anjos, Ivoneide Garcia Paes e Eurides Galdino de Paula Junior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar