Peruchi Eletro
DestaquesNotíciasTô Ligado

Novos equipamentos e procedimentos mostram evolução de Hospital Municipal em Ponte Branca

Reformas na unidade e aquisições de novos equipamentos trazem melhoras à unidade do município

Fonte: Semana7

A cidade de Ponte Branca com seus pouco mais de 1.500 habitantes, conta com uma unidade hospitalar que nos últimos meses recebeu reformas em sua estrutura, dando uma nova cara para a saúde do município, também contou com a aquisição de diversos equipamentos para melhor atender à sua população. A equipe do hospital é composta por dois médicos clínicos gerais, nove técnicos, dois enfermeiros, três na limpeza, uma técnica de raio-x, uma secretária, uma bioquímica e dois farmacêuticos.  Veja mais fotos no final da matéria

Dentre as compras que devem ser realizadas pela gestão do prefeito Humberto Nogueira (PSDB) ainda estão para chegar um desfibrilador, um laringoscópio para entubar pacientes, um carrinho para a emergência e o a instalação correta do foco no centro cirúrgico.  A ‘nova’ unidade conta com 18 departamentos, são eles: acolhimentos; admin istração de medicamentos;  atendimento médico; atendimento de enfermagem; coleta de material para realização de exames; internação; partos; visita domiciliar; curativos; acampanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura); glicemia; aferição de pressão arterial; dispensação de preservativos; coleta de preventivo; inalação e nabulização; vigilância e saúde do trabalhador; vigilância do óbito e vigilância epidemiológica. 

Já nos equipamentos adquiridos o grande destaque fica para a máquina de ultrassom e o eletrocardiograma. Porém, como o ultrassom necessita de um curso especializado para sua operação, esse que nenhum dos profissionais da unidade ainda possuem, os exames continuam sendo encaminhados pela secretaria de Saúde para Barra do Garças.

Com o centro cirúrgico em aguarda detalhes para seu funcionamento, e então pequenas cirurgias como retirada e cauterização de verrugas, suturas e retirada de cisto epidérmico serão realizadas. Além das cirurgias de cesariana e parto normal.

Na parte estrutural, todos os quartos receberam aparelhos de ar-condicionado porém alguns ainda não foram completamento instalados. Além dos leitos, também falta a instalação do ar-condicionado no centro cirúrgico e sala de vacina. Para a realização das vacinas, por enquanto estão sendo encaminhados para o posto de saúde da cidade, onde o aparelho já está em funcionamento.

A gestão conseguiu também suprir toda a demanda de medicamentos do município. A equipe do prefeito Humberto Nogueira realizou uma revisão na tabela de preços dos convênios federais que o município recebeu e percebeu valores acima dos de preço de mercado. Com essa economia de mais de R$ 150 mil reais, a gestão pôde aplicar os recursos nas demandas que a saúde do município necessita, como compra de veículos, equipamentos hospitalares e aparelhagem geral como computadores, dentre outros itens.

REVISTA GENTE

Na edição 14 da Revista Gente, foram destacados os municípios do Araguaia nos quais os investimentos em saúde foram destaques, além da abertura do atendimento a Oncologia em Barra do Garças também foram destaques cidade como Cocalinho, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, General Carneiro, Santa Terezinha e São Félix do Araguaia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar