Núcleo Bombeiro Militar de Alto Araguaia realiza formação de brigada em comunidade rural

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Foto: CBMMT. Na comunidade de Gato Preto, os militares fizeram a capacitação com 12 voluntários que são moradores da região

 

O Núcleo Bombeiro Militar de Alto Araguaia (NBM) realizou nos dias 14 e 15 de junho uma formação de brigada de incêndio florestal na comunidade rural de Gato Preto. As capacitações estão sendo realizadas por várias unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em conformidade com o Plano Operacional de Temporada de Incêndios Florestais (POTIF-2021).

Na comunidade, os militares fizeram a capacitação com 12 voluntários que são moradores da região. A carga horária total chegou a 24 horas.

Houve em 2020 diversos incêndios na região de Gato Preto. Devido a localidade ser distante da unidade do CBMMT, aproximadamente a 62km da zona urbana, e com poucos acessos e aceiros, os trabalhos dos bombeiros militares foram dificultados para o combate as chamas. Com a brigada capacitada, os primeiros combates poderão ser feitos pelos próprios moradores.

Na formação, os bombeiros militares passaram técnicas de combate direto com a utilização de abafadores, bomba costal e soprador, técnica de fogo contrafogo e a utilização de aceiros.

Foto: CBMMT

O NBM já realizou formação de brigadas nos municípios de Araguainha, Ponte Branca e Alto Garças. Outras formações também foram realizadas em comunidades próximas de Alto Araguaia, como de Boiadeiro e Novo Horizonte. Está previsto ainda atividades nas comunidades de Buriti e Córrego Rico.

Com a formação, os brigadistas serão capazes de realizar ações de prevenção e combate a incêndios florestais. Assim como para prestar os primeiros socorros em casos de ocorrências com vítimas.

 

Davi Vittorazzi | CBMMT
Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: