PERUCHI
Notícias

OBRIGATÓRIO: Vacinação antirrábica começa nesta semana em Alto Araguaia e vai até o dia 30 de setembro

Dose é gratuita e obrigatória para cães e gatos com mais de três meses. Dia D será realizado no sábado, 30.

Dose é gratuita e obrigatória para cães e gatos com mais de três meses. Dia D será realizado no sábado, 30.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Vigilância Ambiental de Alto Araguaia (MT), realiza nesta semana (25) até o dia 30 de setembro, a campanha de vacinação contra a raiva. A vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos com mais de três meses, incluindo as fêmeas que estiverem no cio ou amamentando.

Durante a semana, haverá um ponto permanente de atendimento para os proprietários de animais com seus bichos de estimação. A vacinação acontece em frente ao Centro de Saúde, antigo “Postão”, das 8h às 11h e das 13h às 17h. As seringas e agulhas usadas na campanha são descartáveis.

De acordo com a Vigilância Ambiental do município, a expectativa é imunizar 5040 animais, sendo 4200 cães e 840 gatos, onde a dose única é aplicada uma vez ao ano. A vigilância lembra ainda que embora a raiva esteja controlada em cães e gatos, é de extrema importância que a população vacine os animais para garantir a manutenção da vacina e o controle da doença.

Para que a imunização seja feita com segurança, é importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras. Animais de grande porte ou agressivos, é essencial o uso de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou outro material para proteção. Os animais não devem ser encaminhados por crianças. Com a medida, a proteção dos proprietários e vacinadores será garantida.

No dia 30, será realizado o Dia D em vários ginásios e pontos nos bairros do município. A vacinação se estende para a quadra Antonio Farias da Costa, do Bairro Boiadeiro; quadra de esportes Sebastião Elias de Souza, no Bairro da Cohab; quadra Paulo Miguel, no Bairro Gabiroba; e na Rodoviária. A dose será ofertada das 8h às 17h.

A zona rural do município também será atendida. A vacinação será iniciada no dia 02 de outubro pela MT-100, na região do Assentamento Córrego Rico, na comunidade do Paraíso e Ribeirão Claro.

___________
| Assecom/AIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo