PERUCHI
Notícias

Onze ex-primeiras-damas e a atual são homenageadas em Santa Rita do Araguaia

Cerimônia de inauguração da galeria aconteceu na terça-feira (28) e foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. (Foto: Assessoria).
Cerimônia de inauguração da galeria aconteceu na terça-feira (28) e foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. (Foto: Assessoria).

Ademilson Lopes 

No período de emancipação política de Santa Rita do Araguaia-GO, que vai de 1953 a 2016, uma mulher e dezesseis homens assumiram a Prefeitura Municipal, na condição de prefeitos. E ao lado de 12 – dos 16 gestores do sexo masculino – estiveram as respectivas esposas, as 12 primeiras-damas do município: da dona Leopoldina Alves Ferreira, primeira-dama de 1953 a 1954, até a atual primeira-dama, Joelma Pereira de Melo Gomes. Contudo, após 62 anos de emancipação, somente agora essas mulheres receberam conjuntamente uma homenagem, pela primeira vez na história política da cidade goiana.

Foi inaugurada na terça-feira (28) a galeria de fotos das ex-primeiras-damas e atual primeira-dama de Santa Rita do Araguaia. Trata-se de um painel de fotografias, quadrado, montado em vidro e metal, que está afixado em uma das paredes da Câmara Municipal de Vereadores, medindo cerca de um metro de comprimento por um metro de largura. Ele traz um resgate histórico, com as fotos, as datas e os nomes de todas as mulheres que já ocuparam a posição de primeira-dama na cidade goiana.

O vereador Douglas Aguiar Rezende (PSDB), é o autor do projeto de lei aprovado na Câmara, que autorizou a criação da galeria. “As primeiras-damas nunca foram lembradas pelos gestores passados. Aqui na Câmara nós temos o mural dos ex-prefeitos, dos ex-vereadores, dos ex-presidentes da Casa, mas das ex-primeiras-damas não tinha. E elas têm contribuição com serviço social prestado e por isso acho mais do que justo que elas sejam reconhecidas. São histórias que nunca serão apagadas, pois cada uma delas traz consigo o seu marco”, pontuou o vereador.

CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO

A cerimônia de inauguração da galeria aconteceu na terça-feira (28) e foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O evento começou por volta das 15h20 e durou até perto das 17h, contando com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre elas quatro ex-primeiras-damas, familiares, amigos, a atual primeira-dama Joelma Gomes, servidores públicos, o presidente da Câmara, vereador Demerval Carvalho de Freitas (PSDB) e demais convidados.

O prefeito João Batista não pôde comparecer à cerimônia, pois estava em Goiânia-GO acompanhando o pai que passa por tratamento médico. Mesmo assim, enviou uma mensagem de homenagem às ex-primeiras-damas, que foi lida pelo cerimonial. Além disso, o secretário de Administração, Marcos Antonio Borges Corrêa, e o procurador jurídico do município, o advogado Gustavo Gomes Garcia, compuseram a mesa de autoridades, onde discursaram em nome do prefeito.

Estiveram presentes na cerimônia as ex-primeiras-damas Sandra Regina Magalhães Rezende (primeira-dama de 1973 a 1976); Jussara de Fátima da Silva Cajango (1983-1988 e 1993-1996); Marina Pinheiro de Oliveira Rezende (2001-2004); e a Tânia Maria Toledo Salgueiro (2009-2012).

Também marcaram presença, familiares das ex-primeiras-damas Leopoldina Alves Ferreira (1953-1954, in memoriam); Dirce Melo Cabral (1966-1969, in memoriam); Clarice Maria de Rezende Oliveira (1961-1963); e da Vera Lúcia Aguiar Martins (1977-1982, in memoriam).

O evento foi marcado por muitas homenagens e emoção. Em várias ocasiões, era visível o choro no rosto de familiares e pessoas ligadas às primeiras-damas. Ao final da cerimônia, o público ganhou um lanche da tarde, com direito a refrigerante e salgadinhos.

Além disso, as primeiras-damas presentes e os familiares daquelas que não puderem comparecer, receberam um botão de rosa vermelha, como lembrança.

O vereador Douglas Aguiar Rezende (PSDB), é o autor do projeto de lei aprovado na Câmara, que autorizou a criação da galeria. (Foto: Assessoria).
O vereador Douglas Aguiar Rezende (PSDB), é o autor do projeto de lei aprovado na Câmara, que autorizou a criação da galeria. (Foto: Assessoria).

PRIMEIRA-DAMA JOELMA FALA EM NOME DAS EX-PRIMEIRAS-DAMAS

A atual primeira-dama e também secretária Municipal de Assistência Social, Joelma Gomes, também compôs a mesa de autoridades e foi convidada a discursar em nome das ex-primeiras-damas. “Eu fico muito feliz com essa homenagem, com a nossa foto, a nossa marca que vai ficar registrada para os nossos netos, para os nossos bisnetos. Ser primeira-dama não é fácil. Às vezes a gente tem que deixar até de ser um pouquinho de nós mesmas para procurar dedicar o máximo que a gente pode nesse cargo. Você precisa estar atenta a tudo. Uma palavra amiga já é importante na vida de alguém, faz um pouquinho de diferença. É muito gostoso sim, mas você tem que abrir mão de muitas coisas da vida particular, como por exemplo, abrir mão de momentos com a família”, conta ela.

Em um dado momento de sua fala, Joelma se emocionou e chorou ao lembrar o período de seis anos, durante a adolescência, que morou junto com a ex-primeira-dama Jussara de Fátima da Silva Cajango. Segundo Joelma, esse tempo serviu de muito aprendizado para ela e considera Jussara uma segunda mãe.

Como primeira-dama e à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Joelma tem papel decisivo na conquista de vários benefícios para Santa Rita do Araguaia, entre eles, podemos destacar: distribuição de seis mil brinquedos para as crianças santarritenses, uma média de dois mil no Natal de cada ano; doação de 80 casas populares; vinte e duas famílias da zona rural beneficiadas com o programa Luz para Todos; doação de 120 lotes/terrenos; doação de mil beliches (camas); realização de 1.300 exames de vista, inclusive, em muitos casos, com a doação até mesmo dos óculos; doação de oito mil quilos de feijão; doação de três mil brinquedos, ao longo dos últimos três anos, no Dia da Criança; contratação de cinco menores aprendizes que atuam na Prefeitura; custeio do transporte de 40 universitários que fazem faculdade em Mineiros-GO, um investimento de aproximadamente R$ 20 mil mensais; além da realização do Arraiá do Povão, Réveillon do Povão e Boia-Cross.

Informações:

Ademilson Lopes/Chefe do Gabinete do Prefeito

E-mail: ademilsonlopes.adv.jor@gmail.com

Telefones: (64) 3635-7000 ou (66) 9603-6785

Fanpage: www.facebook.com/santaritadoaraguaiaoficial/

Site: www.santaritadoaraguaia.go.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar