Variedades

Os dois presentes de Juscelino Kubitschek à cidade de Alto Araguaia- MT

Texto escrito por Milton Pessoa Morbeck Filho.

Juscelino Kubistschek descendo do avião na pista de pouso da fazenda do senhor Joaquim Salgueiro (Santa Rita – 1955)
Juscelino Kubistschek descendo do avião na pista de pouso da fazenda do senhor Joaquim Salgueiro (Santa Rita – 1955)

Fonte: Internet e Sr. Antônio Ferreira Cajango.

Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina- MG. Na infância foi menino pobre, perdeu o pai aos três anos de idade. Ele e mais duas irmãs foram criados pela mãe, a professora Julia Coelho Kubitschek de Oliveira. Estudou com dificuldade e se formou em medicina na universidade federal de Belo Horizonte- MG em 1927. Estudou cirurgia em Paris com o professor Maurice Chevasso e estagiou no hospital Charité de Berlim em 1930. Ainda em 1930 casou- se com Sara Lemos que ficou conhecida como Sara Kubitschek. Em 1934 se elegeu deputado federal, prefeito de Belo Horizonte- MG entre 1940/1945. Em 1946 foi eleito novamente deputado  federal. Foi governador de Minas Gerais de 1950 a 1954. Em 1955 ganhou a eleição para presidente da república tomando posse em 31/01/1956 e governou o Brasil de 1956 à 1961.

Suas principais obras foram: construção das hidrelétricas de Três Marias e Furnas, construção das estradas de Belo Horizonte/ Brasília, Belém/ Brasília e Brasília/ Acre. Construiu Brasília e inaugurou a nova capital brasileira em 21 de abril de 1960.

J.k cumpriu seu plano de metas cujo lema era! “50 anos em 05”, ou seja, desenvolver o país 50 anos em 05 anos de governo. Juscelino abriu a economia para o capital internacional e atraiu investimentos de grandes empresas implantando a industria automobilística no país. No seu governo instalaram no Brasil grandes montadoras de automóveis como Ford, Volkswagen, Willys e General Motors. Juscelino colocou o Brasil nos trilhos do progresso e desenvolvimento e em seu governo o país conheceu um grande desenvolvimento econômico.

Dia 24 de maio de 2017 estará completando 62 anos que esteve em Alto Araguaia- MT o então candidato a presidente da república Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Muito contente com a recepção, comício, estadia e baile oferecido a ele, cumpriu a promessa feita na sua despedida: se eleito fosse traria para Alto Araguaia- MT uma agência do banco do Brasil. A agência foi inaugurada no dia 15 de setembro de 1962 e funcionou por alguns anos no prédio onde era a exatoria do estado. Foi a quarta agência do banco do Brasil a ser instalada no estado de MT. O coronel Ondino Rodrigues Lima teve a conta corrente numero 1 e o primeiro gerente se chamava Barroso.

Padre Martinho Pini foi vigário muito querido em Alto Araguaia-MT na década de 60. Através de seu trabalho, esforço e dedicação que foi construida a matriz Nossa Senhora Auxiliadora em nossa cidade. Para uso da paróquia e atender as pessoas que necessitassem de apoio, padre Martinho intercedeu junto a um amigo em São Paulo-SP, Dr José Ferreira Cajango, o qual levou uma carta a Juscelino Kubitschek ex presidente da república e na época senador, na qual pedia a doação de uma ambulância. O pedido foi prontamente atendido pelo senador. Esta ambulância uma kombi Volkswagen, foi a primeira a servir a população de Alto araguaia-MT e Santa Rita do Araguaia-GO. Êste foi então mais um presente valioso desse ilustre brasileiro para o povo araguaiense.

JK é considerado o melhor presidente da repúplica do Brasil. Em 2001 através de uma eleição publicada pela revista “Isto É”, foi eleito o brasileiro do século. Foi o politico que governou para o bem do Brasil e não para dar se dar bem.

Dr Juscelino Kubitschek de Oliveira morreu dia 22 de Agosto de 1976 com 73 anos de idade vítima de um acidente  automobilistico na via Dutra quando viajava de São Paulo-SP para o Rio de Janeiro-RJ, próximo à cidade de Rezende-RJ.

Alto Araguaia-MT 23 de maio de 2017

Milton Pessoa Morbeck Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar