Destaques

Pais enfrentam problemas para fazer matrículas na rede estadual

IMAGEM ILUSTRATIVA
IMAGEM ILUSTRATIVA

Fonte: Gazeta Digital

Pelo segundo dia, pais de alunos que buscam vagas em escolas da rede estadual  estão enfrentando problemas no sistema online de matrículas. A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) adiou ontem  (20) o início das matrículas de novos alunos e transferências para o ano letivo de 2017 em 381 escolas estaduais – que encerraram o ano letivo de 2016 em 31 de janeiro de 2017 em razão de problemas na rede de internet da Seduc.

Como o sistema apresentava instabilidade, a secretaria decidiu iniciar as matrículas nesta terça (21), para que todos os problemas fossem sanados. Porém, na manhã  de hoje, os problemas continuaram e os pais buscavam informações junto às escolas para conseguir uma vaga para os filhos.

Vanderlei da Cruz, que foi para escola estadual Professora Paciana Torres Santana, no Residencial Coxipó, em Cuiabá, para usar os computadores e fazer a matrícula do filho, disse que chegou as 4 horas da manhã e assim que começaram as matrículas às 8 horas, não conseguiu acesso,  pois o sistema estava congestionado. ” Eu vim cedo para garantir  uma vaga para meu filho, assim como outros 15 pais também procuraram a escola para fazer as matrículas via online e não estavamos conseguindo”, ressaltou Vanderlei. Depois de mais de 2 horas tentando, ele fez a matrícula.

De acordo com a assessoria da Seduc  o sistema da Secretaria está lento por causa do grande número de acessos para realização das matrículas , porém a orientação é que os pais continuem insistindo pois todas as providências estão sendo tomadas para que sistema consiga atender a demanda.

Cadastro- Para solicitar uma vaga, pais ou responsáveis devem realizar primeiramente um cadastro simples. Basta acessar o endereço eletrônico matricula.seduc.mt.gov.br, criar usuário (será o e-mail) e login, preencher dados pessoais (CPF e RG) e telefone para contato. Caso a pessoa já tenha realizado alguma solicitação anterior, o usuário continua o mesmo e se a senha foi esquecida, existe a opção de recuperação.

Realizado o cadastro, o segundo passo será efetuar a solicitação de matrícula no sistema. “Após solicitar a vaga, os pais ou responsáveis deverão ir até a unidade escolar para efetivar o registro com entrega dos documentos do estudante na escola”, explica o gerente de Suporte à Gestão Escolar, Hesloan Maia.

EE Souza Bandeira

Em Cuiabá, a Escola Estadual Souza Bandeira, que realizou o processo de matrículas nos dias 12 e 13 de janeiro, disponibilizou 10 novas vagas para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental para essa segunda etapa de matrículas.

As vagas foram ofertadas devido a intensa procura pela comunidade. Assim, como nas demais unidades escolares, os interessados devem escrever os alunos por meio da Matricula Web, e caso consigam a solicitação, efetivar o registro de forma presencial na escola.

Matrículas

A matrícula de alunos novos e/ou transferidos ocorrerá simultaneamente em todas escolas, participantes ou não do processo de Matrícula Web.

O horário de atendimento para matrículas nas escolas que atendem três turnos será das 8h às 20h, e nas que atendem dois turnos será das 8h às 17h30.

Vale ressaltar que não participam do procedimento online unidades como Sistema EJA Brasil (Seja), escolas do campo e indígenas. As escolas especiais de Cuiabá e Várzea Grande também não estão inseridas neste processo. Nestes casos, a inscrição é feita na própria unidade.

Mais informações pelos telefones (65) 3613-6389 / 2509.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar