DestaquesTô Ligado

Palestra eSocial é realizado pela ACEAIA em Alto Araguaia

FOTO: ASSESSORIA

O encontro foi para tirar todas as dúvidas de contadores e empresários sobre as novas obrigações do novo sistema de registro do Governo Federal, informações previdenciárias e trabalhistas que vai executar 15 obrigações fiscais. A palestra foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia (ACEAIA), e foi ministrada pela contadora e especialista no eSocial, Cristiane Farias. O debate sobre o assunto aconteceu na noite de terça-feira (12), no Plenário da Câmara Municipal de Alto Araguaia.

  Segundo o contador e empresário Gerson Ribeiro, as explicações foram de suma importância para tirar as dúvidas das normas e diz que foi uma prévia do que vai vir pela frente. “Este encontro serviu para preparar não só o contador, mas mostrar ao empresário que este é o momento de buscar as informações, pois vai necessitar disciplina e mais, vejo que vai ser um desafio, a tecnologia e a integração do sistema vai fazer que seja compridas as obrigações”, conclui.

  Já para a especialista no eSocial, Cristiane Farias, as normas não vai mais aceitar o “jeitinho brasileiro”, o novo sistema integra o SPED (Sistema de Escrituração Pública Digital), que simplifica e unifica as obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais no Brasil. A especialista salientou a importância de contadores e empresários buscarem informações e se prepararem para as mudanças no dia a dia, da rotina administrativa.  “Desde 2014 vem sendo a implantação do eSocial, mas somente em 2018 de fato as obrigatoriedades começaram, a regra é clara, não se ajustou, vai pagar multa. Por isso a importância de participar de palestras como esta, se não, vai ter problemas”, afirma Cristiane.

  A presidente da ACEAIA, Marilene Rezende, falou sobre a conscientização de contadores e empresários se prepararem para as regras. “O objetivo da Associação é trazer profissionais, como a palestrante de hoje, pra tirar as dúvidas de mudanças nas nossas leis, e o eSocial, desde o ano passado nós estamos batendo nessa tecla, já realizamos palestras sobre o assunto, pois sabemos que essa obrigações previdenciárias e trabalhistas, são normas que vai exigir muita disciplina do empresário e se ele não se adequar vai ser penalizado”, ressalta.

   Empresas de grande porte já estão participando das obrigações e, a partir de 01 de abril, todas as empresas média e pequeno porte, estão obrigadas a se adequar as normas do eSocial.

Saiba mais; http://portal.esocial.gov.br/institucional/conheca-o

Por Wilmar Erasmo

Fonte: Ascom/Aceaia

Fonte: Ascom/Aceaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar