Pandemia pode retroceder se uso de máscara for abolido, diz infectologista

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Uso de máscara não deve ser eliminado — Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo

 

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (11), infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emilio Ribas, afirmou que a pandemia de Covid-19 pode retroceder se o uso de máscara for eliminado.

“Se a gente abolir o uso da máscara neste momento, a gente corre o risco de retroceder, que é tudo o que não queremos”, disse Suleiman.

São Paulo registrou o menor número de internados em leitos de UTI por causa da Covid-19 desde as primeiras semanas da pandemia. Hoje, o estado tem pouco menos de 2 mil pacientes nessa situação, o que representa cerca de 30% da capacidade total dos hospitais. O estado levou mais de 550 dias para chegar a essa marca.

Apesar do número, Suleiman lembrou que devemos continuar em alerta. Além disso, destacou que um conjunto de fatores, como a vacinação em massa, fez com que conseguíssemos chegar a esse número da pandemia.

“Estamos com um número bom, mas não é ótimo. O ótimo é quando 100% da população estiver plenamente vacinada. Enquanto a gente não alcança isso, devemos manter o uso de máscara e não aglomerar. Quando participar de eventos-teste, por exemplo, seguir rigorosamente essas instruções”, disse.

“Para retomar a normalidade, precisamos seguir determinados parâmetros, porque, no passado, tivemos um sofrimento imenso. Não podemos comemorar.”

 

Fonte: CNN

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: