Notícias

Prefeitura, comitê do 45 e escola sofrem atos de vandalismo em Santa Rita

Ademilson Lopes 

Na madrugada desta quarta-feira (28), a Escola Municipal João Paula da Cruz, o comitê de campanha da coligação “Continuidade e Progresso” e até o prédio da Prefeitura Municipal foram alvos de atos de vandalismo, em Santa Rita do Araguaia-GO. Veja as fotos no final do texto!

Na Escola Municipal João Paula da Cruz, no bairro Vila Esperança, foram quebradas diversas vidraças das janelas de duas salas de aula, do laboratório de informática, da cozinha, de dois banheiros e da sala de professores. Já no comitê da coligação “Continuidade e Progresso”, uma janela de vidro ficou praticamente destruída, com vários vidraças despedaçadas.

No prédio da Prefeitura da cidade goiana, uma das janelas de vidro da cozinha também foi quebrada. Em todos os casos, as vidraças parecem ter sido danificadas ou por meio de pedradas – pois foram encontradas pedras no interior de alguns desses locais – ou mesmo com o uso de algum objeto para forças as janelas, como um pedaço de pau ou ferro – já que em alguns casos não foram encontrados vestígios de pedras.

Vale lembrar que todos os atos de vandalismo aconteceram na madrugada desta quarta-feira, o que sugere ter sido uma ação conjunta e planejada pela mesma pessoa ou pessoas.

Os alunos de duas turmas da Escola João Paula da Cruz acabaram pegos de surpresa com a cena na manhã de hoje, por conta das salas de aula repletas de cacos de vidro. Graças ao ato de vandalismo, as aulas começaram mais tarde, de maneira a dar tempo para as faxineiras limparem a sujeira.

Na semana passada, o Posto de Saúde da Família Júlio Alves de Oliveira (PSF Bela Vista) já havia sido alvo do mesmo tipo de ato de vandalismo, onde foram quebradas diversas janelas de vidro da unidade de saúde. Até uma motoniveladora (patrola) da empresa responsável pela obra de pavimentação asfáltica no bairro Bela Vista sofreu com um ato de sabotagem, pois colocaram terra no tanque de combustível da máquina, também na semana passada, o que inclusive atrasou o serviço da empreiteira.

Em todos as situações, já foram registrados os respectivos boletins de ocorrência junto às autoridades policiais. Agora, a Polícia Civil de Mineiros-GO será responsável pela investigação do corrido, no intuito de apurar o autor ou atores do crime.

As janelas da Prefeitura e da Escola João Paula da Cruz serão recuperadas com recursos da Prefeitura, uma despesa custeada com dinheiro dos cofres públicos. Já as vidraças do comitê vão ser substituída às custas do candidato a prefeito João Batista Gomes (PSDB-GO).

Os atos de vandalismo praticados em Santa rita do Araguaia caracterizam o crime de dano, no caso do comitê, com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa; e dano qualificado, no caso da Prefeitura e da unidade de ensino, por se tratarem de patrimônio público, cuja pena prevista para o deleito é a detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência, conforme o Código Penal Brasileiro.

Janela do comitê da coligação "Continuidade e Progresso".
Janela do comitê da coligação “Continuidade e Progresso”.
Janela de uma das salas de aula.
Janela de uma das salas de aula.
Janela de uma das salas de aula.
Janela de uma das salas de aula.
Janela do laboratório de informática.
Janela do laboratório de informática.
Janela da cozinha da Prefeitura.
Janela da cozinha da Prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar