PERUCHI
Notícias

Prefeitura de Alto Araguaia contribui com recuperação da ponte sobre o Rio Araguaia

Alto Araguaia, MT – Um buraco de aproximadamente 1 metro quadrado estava fazendo com que motoristas redobrassem atenção ao atravessar a ponte sobre o Rio Araguaia com destino a Santa Rita (GO). Mas a situação já foi resolvida. Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) trabalhou nesta quarta e quinta-feira na recuperação na cabeceira da ponte, divisa de Mato Grosso com Goiás. A prefeitura de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) atendeu uma solicitação do DNIT e deslocou uma retroescavadeira e equipamentos para auxiliar homens do órgão no trabalho de restauração.

O buraco surgiu na cabeceira da ponte há cerca de 20 dias. Porém, desde o ano passado a estrutura já vinha apresentando fissuras. Desde então o buraco aumentou muito possivelmente devido ao intenso tráfego de veículos, em especial de cargas. A situação acendeu o sinal de alerta de usuários que rotineiramente cruzam a ponte de 29 metros em direção a Goiás. A estrutura foi inaugurada em 1970. Desde então nunca recebeu reforma.

Buraco foi tapado ainda na quarta-feira
Buraco foi tapado ainda na quarta-feira

Toda ferragem que compõe a estrutura da ponte estava à mostra. A recuperação teve início da quarta-feira por volta das 14h. A primeira iniciativa dos técnicos foi fazer um trabalho chamado de ‘gaveta’ em torno do buraco. Em seguida, foi aplicado cimento de secagem especial. Somente este último processo levou cerca de 18 horas até a liberação do tráfego nos dois sentidos. Enquanto isso, um funcionário do DNIT ficou na localidade garantindo orientação aos motoristas e transeuntes. Desde o início da operação, o trânsito fluiu em apenas uma das pistas.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Alto Araguaia, Juldésio Borges de Oliveira, acompanhou de perto do andamento das ações. A secretaria também cedeu equipamentos e até homens para atuar do trabalho. E não é só isso. A atual situação da ponte deixou a prefeitura de Alto Araguaia preocupada, tanto que até um ofício foi elaborado relatando a situação a superintendência do DNIT em Cuiabá. Junto com imagens evidenciando o problema na estrutura da ponte, o documento deve ser entregue ainda nesta sexta-feira (16) ao órgão. O objetivo é que técnicos venham a Alto Araguaia fazer uma avaliação da estrutura, bem como seja providenciada uma reforma na mesma de forma urgente.

“Ainda em novembro passado já mantivemos contato com o DNIT solicitando reparos na ponte. Esse último trabalho teve como objetivo tapar o buraco que poderia, a qualquer momento, causar um acidente. Felizmente nada aconteceu. O prefeito Maia Neto determinou que déssemos total apoio. Assim o fizemos. Também queremos que o DNIT venha e faça uma reforma na ponte sobre o Rio Araguaia e do Córrego Boiadeiro (ponte antiga). Para isso já elaboramos esse documento que será enviado ao órgão para que providências sejam tomadas”, explicou o secretário.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar